Jovens portugueses vencem prémio de ciência europeu

EmpresasNegócios

Os alunos do secundário de Lisboa e de Arouca conquistaram o júri internacional em Varsóvia com os seus projetos. Os jovens arrecadaram os primeiros prémios na 26º edição da Final Europeia do EUCYS 2014 – European Union Contest for Young Scientists. Foi a primeira vez que jovens cientistas portugueses conquistaram o ouro na competição europeia. João Araújo, de

Os alunos do secundário de Lisboa e de Arouca conquistaram o júri internacional em Varsóvia com os seus projetos.

EUCYS Portugal

Os jovens arrecadaram os primeiros prémios na 26º edição da Final Europeia do EUCYS 2014 – European Union Contest for Young Scientists. Foi a primeira vez que jovens cientistas portugueses conquistaram o ouro na competição europeia.

João Araújo, de 17 anos, do 12º ano do Colégio Planalto, em Lisboa, venceu o prémio com um projeto de matemática que consistia numa nova demonstração de uma particularidade da teoria dos semigrupos. Já Matilde Silva e Mariana Garcia, ambas com 16 anos e alunas do 11º ano da Escola Secundária de Arouca, arrecadaram o primeiro lugar com um projeto Smart Snails, que consistia em desenvolver um teste de toxicidade rápido e barato utilizando caracóis.

Os três jovens receberam sete mil euros cada, para além de poderem participar no “ London Internacional Youth Science Forum 2015”, onde vão conviver durante duas semanas com os jovens cientistas de todo o mundo, evento que irá decorrer de julho a agosto do próximo ano.

Para além dos três portuguese, o jovem checo Lubos Vozdecký foi o outro vencedor de um dos três primeiros prémios atribuídos na competição europeia, que decorreu de 19 a 24 de setembro, na Polónia.

Ao todo participaram no concurso 110 jovens investigadores de 36 países, com idades compreendidas entre os 14 e os 20 anos, que apresentaram um total de 77 projetos.

A European Union Contest for Young Scientists é uma feira de ciências, iniciada pela Comissão Europeia, sendo gerida pela Direcção-Geral de Investigação da Comissão Europeia.

O concurso foi criado para promover os ideais de cooperação e de intercâmbio entra os jovens cientistas. O Concurso da UE é realizado todos os anos num país diferente da Europa. Sendo que em 2010, na 22º edição, teve lugar em Lisboa, Portugal.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor