Jovens portugueses na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia

CiênciaInovação
0 0 Sem Comentários

No próximo dia 24 tem início mais uma edição Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia. O evento decorre até dia 28 de outubro, em Novo Hamburgo, no Brasil e conta, este ano, com a participação de cerca de 650 projetos do Brasil e de vários países, entre os quais se encontra Portugal.

A representar Portugal estará a dupla de jovens portugueses que se destacou na 10ª Mostra Nacional de Ciência, promovida pela Fundação da Juventude, no passado mês de maio, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, com o projeto intitulado “Sistema ativo de bio controlo e eliminação da vespa velutina”.

Desenvolvido por Francisca Ribeiro da Costa e Milena Pereira, ambas alunas da Escola Secundária Dona Maria II, de Braga “o projeto pretende criar um inovador e eficaz sistema de captura e eliminação das vespas velutinas, de forma a impedir a propagação da espécie e controlar os desequilíbrios que provocam no ecossistema”.

Segundo os jovens investigadores “são cada vez mais recorrentes os ataques das vespas asiáticas às colmeias por todo o país, sobretudo na região Norte. Numa época em que as abelhas estão em declínio em todo o mundo, a vespa asiática veio aumentar a velocidade a que estes incestos polinizadores vão desaparecendo. O declínio tem implicações económicas e implicações no meio ambiente.”

Em comunicado, Ricardo Carvalho, presidente executivo da Fundação da Juventude, diz que “face ao avanço do conhecimento científico e tecnológico em Portugal, a Fundação da Juventude tem vindo a apostar na promoção de áreas relacionadas com I&D, como forma de promover o empreendedorismo e a transferência de conhecimento. Um investimento que se reflete no crescente número de jovens que, anualmente, participam no Concurso de Jovens Cientistas e Investigadores com o intuito de serem apurados para a Mostra Nacional de Ciência e alcançarem um lugar nos mais prestigiados certames Internacionais, onde Portugal se começa a destacar”. 


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor