Já pode viajar nos transportes de Lisboa utilizando apenas o smartphone

AppsInovaçãoMobilidade

A nova aplicação, denominada “Via Verde Transportes”, vai permitir que os títulos de viagem sejam pagos através do telemóvel.

A Via Verde Portugal, a Carris, o Metro, a Transtejo e a Novabase juntaram-se em parceria e lançaram esta manhã uma plataforma que ainda está em testes e que pretende facilitar as viagens nos transportes públicos da cidade de Lisboa.

A solução, em testes na rede Fertagus, permite através da aplicação a interação do smartphone com os aparelhos de validação. Através da app e com a utilização de Bluetooth, automaticamente será escolhida a melhor tarifa a aplicar.

Esta solução para a criação de uma bilhética integrada encaixa na estratégia que temos em tornar os transportes públicos credíveis, eficazes e cómodos. Um desafio que vai implicar uma profunda alteração organizacional.” disse Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, durante a apresentação.

Para já está apenas disponível para um grupo de teste, no entanto está desenhada para smartphones iOS e Android. A “Via Verde Transportes” terá um “modelo de utilização muito simples”, segundo o comunicado. A partir de um registo ou criação de conta Via Verde, deve ser feita uma validação, o check in no ínicio da viagem e o check out na saída, tal como seria feito com passe ou cartões Viva Viagem. A tecnologia Zabeacon assegura a comunicação entre validador e smartphone.

As competências da Novabase e a experiência da Via Verde em pagamentos eletrónicos, assim como a parceria com a SIBS resultam numa app que promete “melhorar a experiência de utilização do transporte público, simplificando o processo de viajar, e captando mais clientes para esta opção de mobilidade, dando assim um importante contributo para a sustentabilidade.”

O pagamento funciona em Smart-Pay-As-You-Go, automaticamente e dependendo da viagem será escolhida a melhor tarifa para os utilizadores. Vai também automaticamente cobrar as viagens em bloco e será  possível optar pelo passe mensal. As viagens serão cobradas através da conta Via Verde.

Para as famílias, a app vai facilitar o pagamento, visto que podem ser associadas contas da aplicação à mesma conta Via Verde.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor