Já está disponível o Portal da Transparência Municipal

ProjetosSetor Público

O Governo anunciou uma plataforma online de acesso público, implementada pela Xpand IT, com mais de 100 indicadores relativos à gestão dos 308 municípios, agregando dados até agora dispersos por várias bases públicas. O Portal de Transparência Municipal foi construído com recurso a tecnologias open source como Pentaho. A Xpand IT foi a responsável por

O Governo anunciou uma plataforma online de acesso público, implementada pela Xpand IT, com mais de 100 indicadores relativos à gestão dos 308 municípios, agregando dados até agora dispersos por várias bases públicas. O Portal de Transparência Municipal foi construído com recurso a tecnologias open source como Pentaho.

Portal de Transparência Municipal 1

A Xpand IT foi a responsável por implementar para o Governo o Portal da Transparência Municipal, desenhado para consulta de dados de natureza social, financeira e orçamental dos 308 municípios agregados. Esta plataforma online disponibiliza mais de 100 indicadores relativos à gestão dos respetivos municípios, centralizando toda a informação dispersa ao longo das várias bases públicas.

A empresa adianta em comunicado que esta solução é única no contexto nacional e internacional, na medida em que apresenta os dados de forma simples, clara e intuitiva, oferecendo possibilidades de exploração. A gestão do portal ficará a cargo da Direcção Geral das Autarquias Locais (DGAL) e da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), tendo a Xpand IT participado na definição do conceito e respetiva implementação. A plataforma já está disponível para consulta em www.portalmunicipal.pt.

Para Miguel Poiares Maduro, Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional: “Este é um importante instrumento que visa melhorar a qualidade da nossa democracia. Além disso, o portal vai permitir combater o que existe de preconceito quanto à qualidade da nossa gestão autárquica, até porque a grande maioria dos municípios é exemplar. Por outro lado, os dados também vão ajudar a prosseguir a agenda de descentralização do Governo nas áreas da Saúde, Educação e Segurança Social”.
Para Ricardo Pires, Associate Partner & Business Intelligence Lead, Xpand IT: “Tratando-se de um projecto sobre transparência fazia todo o sentido a adopção de uma tecnologia open source e daí a escolha da plataforma Pentaho Business Analytics. Com base no estudo de design e na flexibilidade da plataforma foi possível criar um portal verdadeiramente diferenciador e acessível à generalidade das pessoas. Esperamos com o desenvolvimento deste portal ter dado o nosso contributo para uma melhor sociedade com cidadãos mais informados e participativos”.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor