ISQ inicia formação em eficiência energética no Abu Dhabi

GestãoSkills
0 84 Sem Comentários

O grupo ISQ está na fase de arranque de um projeto de formação em eficiência energética de edifícios no Abu Dhabi, que terá a duração de um ano. É uma iniciativa de “exportação de conhecimento”, diz o grupo português.

A formação será dada aos alunos de mestrado em Engenharia Mecânica do Petroleum Institute (PI), instituição académica especializada em engenharia e energia. Depois da fase teórica, os alunos virão a Portugal para a segunda componente do projeto de formação. O objetivo, diz o ISQ, é capacitar os alunos com “competências e ferramentas práticas que lhes possibilitem realizar avaliações da performance energética de edifícios.”

A componente prática vai acontecer na segunda metade do projeto e será implementada no Ecotermolab – Laboratório de Formação e de Investigação e Desenvolvimento (ID&I) na área da energia. O foco será o desenvolvimento de auditorias energéticas a edifícios do PI pelos alunos de mestrados e onde o ISQ irá assegurar o seu acompanhamento. Esta fase terá início na última semana de Março.

A escolha do laboratório do ISQ, localizado em Vila Nova de Gaia, deve-se às suas características únicas para o desenvolvimento deste tipo acção: o edifício foi concebido de forma a que todos os equipamentos e infraestruturas energéticas estejam acessíveis para serem utilizados, medidos, operados e intervencionados em ações de formação em contexto real de operação.

O projeto nasceu após a realização de um workshop no PI, aberto à comunidade, sob a temática “Edifícios e Sustentabilidade”. Os responsáveis, que colaboraram com o ISQ na a construção do Petroleum Institute Reseach Center (PIRC) em 2013, apresentaram casos de estudo em Portugal e surgiu a ideia da formação com passagem por território nacional. O workshop debruçou-se sobre a importância dos edifícios no consumo de energia mundial, que é cerca de 30%, e a situação dos sistemas de certificação de edifícios mais utilizados a nível mundial – LEED (Leadership and Energy and Environment) e BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Methodology).

A participação do ISQ na construção do PIRC em Abu Dhabi centrou-se em várias áreas. Uma foi a dos laboratórios de investigação, como forma de garantir que a empresa de projeto e construção cumpria os requisitos de investigação do PI. Também assegurou o controlo de qualidade durante a construção de edifícios, laboratórios e instalações, no desenvolvimento e implementação do sistema de segurança, na formação técnica e ainda na organização da manutenção e calibração de equipamentos de ensaios.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor