Indústria 4.0 vai receber investimento de 907 mil milhões de dólares por ano

Business IntelligenceData-StorageEmpresasInovaçãoNegócios
0 29 Sem Comentários

É o que prevê um estudo da PWC, “Industry 4.0: Building the digital enterprise”. A PwC Portugal comparou os dados globais com resultados recolhidos de empresas nacionais.

Para a realização deste estudo, foi definida Indústria 4.0 como a quarta revolução industrial, ou seja a “total digitalização dos ativos físicos e na sua integração em ecossistemas digitais com os vários parceiros da cadeia de valor.” diz o comunicado do estudo.

O valor das empresas que se consideram digitais deverá aumentar nos próximos cinco anos de um terço para 72%. Em Portugal, este valor prevê-se que passará de 32% a 86% das empresas.

Já o investimento em digitalização, globalmente, será de aproximadamente 5% das receitas anuais o que corresponde, nas empresas e setores que fazem parte do estudo ( mais de 2000 mil , de nove setores, em 26 países) a cerca de 907 mil milhões de doláres por ano, nos próximos cinco anos. Sendo que 55% das empresas esperam reverter este investimento em dois anos, em Portugal o número sobe para 60%.

“Mesmo que apenas metade das expetativas, associadas à Indústria 4.0, sejam satisfeitas, o ambiente competitivo do setor industrial mudará substancialmente, nos próximos cinco anos.” considerou António Brochado Correia, Partner da PwC e responsável pelo setor Industrial em Portugal.

“A falta de cultura digital e formação são o maior desafio que as empresas enfrentam”

O estudo considera que “a informação é a base da quarta revolução industrial” no entanto existe ainda falta de competências para a “transformação cultural das empresas”. Em Portugal, o maior desafio, segundo o estudo é a falta de formação em cultura digital.

Embora 80% das empresas considerem que a análise de dados poderá dar inputs nas tomadas de decisões, cerca de 40% destas ainda não têm  departamento cujo único projeto seja a análise e processamento da informação.

Os resultados deste estudo vão ser apresentados na conferência “Indústria 4.0” na Católica Porto Business School na próxima terça-feira, 6 de dezembro, às 9h30 por António Brochado Correia e Rui Soucasaux Sousa, diretor do SLab da Católica Porto Business School.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor