Investigadores preparam Wi-Fi subaquática

EmpresasNegócios

Investigadores querem criar uma Internet subaquática, usando uma tecnologia de transmissão de dados que recorre a ondas de som em vez de ondas de rádio. O teste foi realizado por uma equipa da Universidade de Búfalo, Estados Unidos, que instalaram a rede no lago Erie. Os investigadores instalaram vários sensores de 18 quilogramas no lago,

Investigadores querem criar uma Internet subaquática, usando uma tecnologia de transmissão de dados que recorre a ondas de som em vez de ondas de rádio.

UnderwaterO teste foi realizado por uma equipa da Universidade de Búfalo, Estados Unidos, que instalaram a rede no lago Erie. Os investigadores instalaram vários sensores de 18 quilogramas no lago, usando um computador portátil para transmitir informação.

A investigação tem por objetivo desenvolver uma norma de comunicações subaquáticas, facilitando o acesso e partilha de informação que pode ser usada para detetar tsunamis ou criar sistemas de alerta mais fiáveis. O sistema pode, também, ser utilizado para identificar e resolver problemas ambientais.

Ao contrário da tecnologia Wi-Fi, esta rede submarina utiliza ondas de som e não ondas de rádio para transmitir informação. Os sinais de rádio são pouco fiáveis debaixo de água, com pouca estabilidade e um raio de comunicação muito curto.

Os investigadores afirmam têm sido desenvolvidos vários sistemas de comunicação sem fios para usar debaixo de água, mas são sistemas proprietários, sem capacidade de intercomunicação e sem uma norma comum.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor