InvestBraga será um instrumento muito importante para a dinamização da atratividade

Negócios

A InvestBraga, Agência para a Dinamização Económica de Braga, assinalou hoje o primeiro ano de atividade, num evento de prestação de contas e resultados, que reuniu mais de 200 pessoas na Reitoria da Universidade do Minho, incluindo o Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Poiares Maduro.   Presente para o almoço de networking entre os

A InvestBraga, Agência para a Dinamização Económica de Braga, assinalou hoje o primeiro ano de atividade, num evento de prestação de contas e resultados, que reuniu mais de 200 pessoas na Reitoria da Universidade do Minho, incluindo o Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Poiares Maduro.

199_550x550

 

Presente para o almoço de networking entre os vários convidados no evento, Poiares Maduro afirmou que a “InvestBraga será um instrumento muito importante para a dinamização da atratividade produtiva, do investimento e do emprego em Braga”. O Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional considerou ainda que “a InvestBraga é um projeto fundamental para reunir vários atores do sistema, como agentes públicos, universitários e empresariais para criar o ecossistema de suporte que promova não apenas a atração de investimento mas, acima de tudo, de investimento de qualidade para a transformação da economia portuguesa”. Poiares Maduro lembrou que “Portugal começou agora a recolher os frutos das muitas reformas que foram aplicadas para a atração de investimento” e salientou que projetos como a InvestBraga “são cruciais para mobilizar o investimento que é fundamental para o país crescer a um ritmo mais rápido e de forma sustentável”, sublinhando que Portugal verificou um crescimento do investimento em 5,2% e, em particular, um crescimento do investimento empresarial de 9,1% em Portugal.

 

Depois do evento ter sido aberto por António Cunha, Reitor da Universidade do Minho, que afirmou que “a InvestBraga já é uma aposta ganha”, Carlos Oliveira, Presidente da InvestBraga, conduziu a sessão de apresentação de resultados, sublinhando que “prestar contas é uma prática que a InvestBraga considera fundamental, principalmente quando se está a usar dinheiros públicos”.

 

Do primeiro ano de atividade a InvestBraga destaca as duas missões à China e à Coreia do Sul, nas quais participou a convite do Presidente da República, e das quais resultou a assinatura de um protocolo com a chinesa ZTE para o criação de um centro de Investigação e Desenvolvimento, em Braga.

 

Porque é “crucial manter uma ligação forte com os empresários que apostam em Braga” Carlos Oliveira sublinhou o papel fundamental do projeto Embaixador Empresarial que, em apenas um ano, nomeou sete representantes de empresas de Braga para contribuírem como atores na captação de investimento para a cidade. Para o próximo ano de atividade a InvestBraga pretende atribuir a nomeação de  “Embaixador Empresarial do Ano” ao embaixador que mais se destacar na missão de colocar Braga no radar do investimento nacional e internacional.

 

Para potenciar Braga através de estratégias de diplomacia económica, a InvestBraga promoveu a visita de 14 embaixadores internacionais (Israel, Coreia do Sul, Filipinas, França, Polónia, Austrália, Cuba, Chipre, Espanha, Bélgica, EUA, Japão, Colombia, Moçambique), promovendo relações empresariais promissoras no futuro. Sobre os resultados destas visitas, Carlos Oliveira afirma que a InvestBraga “está a semear” possibilidades de investimento, acrescentando que “os investidores levaram de Braga a visão de uma cidade competitiva e atrativa e que estes contactos vão dar frutos no futuro”.

 

Carlos Oliveira referiu ainda o desenvolvimento do Plano Estratégico para o desenvolvimento económico de Braga como uma das ações principais do primeiro ano de atividade, sublinhando a importância do documento como guia até 2026 com mais de 80 medidas, várias já em execução.

De destacar também o lançamento da Startup Braga, o hub de incubação que em apenas oito meses de atividade apoiou 35 startups, realizou o lançamento do #1 Programa de Aceleração da Startup Braga, no qual foi reunido mais de um milhão de euros de investimento (atualmente de 1,7 M€). De destacar ainda a parceria firmada com o INL, Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia e a criação da Plataforma Medtech com o Hospital de Braga e a Escola da Ciências da Saúde da Universidade do Minho. É hoje também lançado o #2 Programa de Aceleração da Startup Braga, em parceira com a Microsoft Ventures, e foi ainda anunciada publicamente a parceria da Startup Braga com a FLAD – Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, para a abordagem ao mercado americano.

Durante o primeiro ano de atividade a InvestBraga destaca ainda os resultados positivos obtido no Parque de Exposições de Braga, com um crescimento de 21% da receita, traduzido em mais de 138.875,97 euros, relativamente a 2013.

Para o próximo ano de atividade da InvestBraga, o presidente da Agência para a Dinamização Económica de Braga destaca, entre investimentos que serão anunciados para breve, o lançamento do Centro de R&D da outsystems em Braga e os cursos de Reconversão com a Universidade do Minho.

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, que encerrou o evento, destacou o trabalho desenvolvido pela InvestBraga afirmando que “a empresa apresentou resultados assinaláveis” e que “mais do que uma agência para a dinamização económica, a InvestBraga é um conceito, um modelo de desenvolvimento para transformar recursos isolados num modelo conjunto que beneficia a região no seu todo”.

 


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor