InvestBraga promoveu debate para captar talento

EmpregoEmpresasGestãoInovaçãoInvestigaçãoNegóciosSkills

As soluções para captar talento e colmatar as necessidades de recursos humanos qualificados e especializados nas empresas do Concelho de Braga foi o principal tema em debate na sessão que decorreu na sede do Grupo Primavera. A temática foi apontada como a chave para o crescimento das empresas e para a dinamização da região.

Num encontro promovido pela InvestBraga, no âmbito da iniciativa dos Embaixadores Empresariais de Braga, e contou com a presença de vários empresários da região como José Dionísio e Jorge Baptista (Primavera), o  Pró-Reitor da Universidade do Minho, Filipe Vaz, e o Delegado da Região Norte do IEFP, António Leite, entre outros.

Nesta sessão foram debatidas soluções para captar talento para o Concelho através de propostas concretas, tais como captar o interesse da comunidade emigrante para a necessidade de recursos humanos, criar parcerias com a Universidade do Minho para atrair alunos do Mestrado para as empresas, promover a colaboração com pessoas ou entidades com experiência promocional de outras regiões, discutir soluções de financiamento que permitam desenvolver os projetos debatidos na região.

Carlos Oliveira, presidente da InvestBraga, salientou o trabalho já realizado pela InvestBraga desde a sua fundação, em março de 2014, em articulação com a Universidade do Minho, o Instituto de Emprego e de Formação Profissional, a Câmara Municipal e várias empresas da região, na criação de programas e ações de formação de novos quadros e perfis ajustados à procura, bem como a importância de programas de requalificação  como o Qualifica IT para responder às necessidades das empresas e aumentar os níveis de empregabilidade e de investimento no concelho. Mas realçou a necessidade de criação de uma estratégia de ação conjunta, que teve desenvolvimentos positivos nesta reunião.

A estratégia seguida pela InvesteBraga deveria ser seguida por outras comunidades empresarias das diversas regiões de Portugal, manter a relação entre a comunidade empresaria e a Universidade viva, é o caminho para o êxito de cada região e das empresas ali sediadas. 

 


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor