Intel compra startup de inteligência artificial Nervana

Data-StorageEmpresasNegóciosStartup
0 0 Sem Comentários

A Intel anunciou a aquisição da empresa de inteligência artificial Nervana Systems, uma startup com sede em San Diego, Califórnia. Alguns sites indicam que o valor do negócio chega aos 350 milhões de dólares.

De acordo com o comunicado da Intel, escrito por Diane Bryant, a aquisição da Nervana vai permitir à gigante acelerar a sua estratégia no campo da inteligência artificial e deep learning.

“Vamos aplicar a expertise de software da Nervana à otimização da Intel Math Kernel Library e a sua integração nos enquadramentos standard da indústria”, divulgou Bryant, vice presidente executiva e diretora geral do grupo Data Center na Intel. “O motor da Nervana e a sua experiência de silício vão avançar o portfólio de IA da Intel e melhorar o desempenho e custo de propriedade no deep learning dos nossos processadores   Xeon e Xeon Phi”, adiantou.

A startup, fundada em 2014, tem entre os investidores a Global Playground, CME Ventures, Lux Capital, Allen & Co e AME Cloud Ventures.

“Machine learning e o subgrupo deep learning são métodos essenciais para a expansão da inteligência artificial”, indicou Bryant. A executiva referiu que  os processadores da Intel alimentam mais de 97% dos servidores implementados para suportar fluxos de trabalho de machine learning hoje em dia. A família de processadores Xeon E5 é a mais utilizada para este fim, e o Xeon Phi foi lançado muito recentemente.

“Embora menos de 10% dos servidores em todo o mundo tenham sido implementados com suporte a machine learning no ano passado, as capacidades e insights que permite tornam-no no formato de inteligência artificial que cresce mais rapidamente.”


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor