Intel e Indra unem-se para criar uma nova oferta de Smart Energy

Negócios

Foi hoje anunciada uma parceria entre a Intel e a Indra cujo objetivo é o desenvolvimento de soluções conjuntas nas áreas da Internet das Coisas (IoT) e Internet Industrial (II) para clientes do setor energético. A nova colaboração é mais um contributo para a área de Smart Energy, que tem por base os processadores da Intel e os gateways da Indra.

Em específico, a multinacional de consultoria e tecnologia vai incorporar os processadores Intel nos seus gateways e adotar a plataforma de software da mesma empresa para gerir dispositivos de IoT e II.

O resultado desta combinação será a oferta de serviços com maior rendimento e capacidade, menor consumo e custos, que vai abranger casas inteligentes, contadores de gás e eletricidade inteligentes, redes elétricas inteligentes e serviços energéticos. Com a procura global de energia a aumentar, o desenvolvimento destas soluções verdes torna-se cada vez mais importante.

Esta aliança vai permitir à Indra complementar os frameworks de IoT que já desenvolveu, como o SOFIA 2, um middleware que permite a interoperabilidade de vários sistemas e dispositivos, e de Power –II, como o InGRID e iSPEED, que permitem otimizar a operação das redes de distribuição e a sua evolução para as redes elétricas inteligentes e outras soluções de serviços energéticos.

Do lado da Intel, as vantagens refletem-se num alargamento do leque de clientes do setor energético com a oferta de soluções específicas para este negócio.

 

 

 


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor