Infosys continua sem CEO e sob enorme pressão

Negócios

A indiana Infosys, a segunda maior fornecedora de serviços de TI da Índia, está sob cada vez mais pressão para eleger um novo diretor executivo, numa altura em que tem testemunhado uma enorme vaga de demissões de executivos de topo e precisa de assegurar investidores. Depois de ter sido anunciada a partida do presidente e

A indiana Infosys, a segunda maior fornecedora de serviços de TI da Índia, está sob cada vez mais pressão para eleger um novo diretor executivo, numa altura em que tem testemunhado uma enorme vaga de demissões de executivos de topo e precisa de assegurar investidores.

infosys

Depois de ter sido anunciada a partida do presidente e membro do conselho executivo B.G. Srinivas, as ações da Infosys atingiram o valor mais baixo dos últimos nove meses.

Com a despedida de Srinivas, o décimo executivo sénior a deixar a empresa no espaço de um ano, origina um vazio na liderança da Infosys. A pressão a que tem estado sujeita a empresa por parte de investidores e parceiros, aumenta grandemente a possibilidade de ser contratado um executivo externo à Infosys para tomar as rédeas do negócio.

O mais recente executivo a abandonar a empresa era amplamente tido como o primeiro na corrida para o cargo, após o último CEO S.D. Shibulal, um dos sete fundadores da empresa, tem em abril anunciado que tencionava reformar-se até janeiro do próximo ano.

Um analista da Taurus Asset Management afirmou que com uma organização das dimensões da Infosys, o recrutamento de novo sangue e perspetivas diferentes e inovadoras são muitas vezes uma necessidade, pelo que a contratação de um executivo externo não seria uma surpresa.

Adivinha-se que a empresa revele a sua decisão final no decorrer do trimestre de julho a setembro.

A Infosys tem vindo a perder quota de mercado para as suas concorrentes Tata Consultancy Services e Cognizant Technology Solutions.

Embora não tenha sido avançada nenhuma justificação para a demissão de Srinivas, podemos especular, sendo o favorito na competição pelo cargo de diretor executivo, que foi-lhe negada a possibilidade de tomar o leme da Infosys.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor