INESC Tec apresenta tecnologias para a saúde

EmpresasNegócios

Um grupo de investigadores do INESC Tec vão apresentar 34 projetos com tecnologias para a saúde no “Open Day INESC Tec Saúde 2014”, que se realiza já na próxima quinta-feira, dia 23 de janeiro. O instituto tem em vista a promoção da transferência dos resultados de investigação e desenvolvimento portugueses. “O principal objetivo desta primeira mostra de tecnologia para

Um grupo de investigadores do INESC Tec vão apresentar 34 projetos com tecnologias para a saúde no “Open Day INESC Tec Saúde 2014”, que se realiza já na próxima quinta-feira, dia 23 de janeiro.

TelemedicineO instituto tem em vista a promoção da transferência dos resultados de investigação e desenvolvimento portugueses.O principal objetivo desta primeira mostra de tecnologia para a saúde made in INESC Tec é identificar parceiros interessados em explorar os resultados dos projetos de investigação apresentados, o que, em alguns casos, passa por transformar protótipos e aplicações em produtos comerciais com potencial de exportação”, lê-se num comunicado do instituto.

Uma cadeira de rodas inteligente, um robô vigilante, dispositivos “vestíveis” para monitorização do estado de saúde, aplicações para planeamento e escalonamento de cirurgias ou tecnologias para medir os risco de AVC e para prevenção de depressões são alguns dos projetos a apresentar.

De acordo com o INESC Tec, estes projetos vão poder ser enquadrados em áreas como a cardiologia, oncologia, oftalmologia, psiquiatria, neurologia, neurocirurgia, nefrologia e anestesiologia, reabilitação e fisioterapia, medicina desportiva, análises clínicas, meios complementares de diagnóstico e gestão de recursos.

José Correia, um dos organizadores do evento, refere que “esta mostra de tecnologia pretende demonstrar que o investimento que em Portugal se faz em I&D não é como água nas areias do deserto, que se esvai e desaparece”, acrescentando que “os resultados da I&D desenvolvida no INESC Tec não se limitam à elaboração de teses de doutoramento e de artigos científicos publicados em prestigiadas revistas internacionais”.

O responsável procura salientar as pontes de colaboração com o setor empresarial estabelecidas ao longo dos últimos 20 anos, referindo como exemplo as parcerias com a PT Inovação ou com a empresa Emílio de Azevedo.

O trabalho desenvolvido no enquadramento do Laboratório Associado vocacionado para a incubação de projetos empresariais sob a forma de “spin-offs” é outra forma de cooperação.

Os projetos em exibição derivam de investigação e desenvolvimento em engenharia biomédica, sistemas de informação, robótica, opto-eletrónica, sistemas eletrónicos, telecomunicações, multimédia, sistemas computacionais avançados, inteligência artificial e engenharia industrial desenvolvida pelo INESC Tec em parceria com outras instituições.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor