Indra lança solução para setor do Retalho

Software

A Indra lançou a Inbeacon, uma solução de retalho inteligente que visa oferecer ao marketing serviços avançados mediante tecnologias vanguardistas de geolocalização e Big Data. A empresa, presente em Portugal desde 1997, apresentou o protótipo da solução no âmbito de uma conferência promovida pela Federação Espanhola de Indústrias da Alimentação e Bebidas (FIAB), na capital

A Indra lançou a Inbeacon, uma solução de retalho inteligente que visa oferecer ao marketing serviços avançados mediante tecnologias vanguardistas de geolocalização e Big Data. A empresa, presente em Portugal desde 1997, apresentou o protótipo da solução no âmbito de uma conferência promovida pela Federação Espanhola de Indústrias da Alimentação e Bebidas (FIAB), na capital espanhola de Madrid.

retalho

A novidade apresentada é uma solução integral e personalizável, baseada nas últimas tecnologias de mobilidade, Internet das Coisas (IoT) e geolocalização Indoor, que aproveita as capacidades Big Data do SOFIA2, o middleware de integração de informação da Indra.

O Inbeacon integra uma aplicação para smartphones com capacidade para rastrear os sinais de dispositivos beacon que tenham sido previamente instalados num espaço comercial e configurados com informação de interesse. A aplicação “alimenta-se” da plataforma SOFIA2, que atua como infraestrutura de serviços back-end para o armazenamento e exploração, em tempo real, da informação recebida dos dispositivos móveis. A solução permite ainda incorporar informação sobre concorrência e opiniões em redes sociais. O SOFIA2 utiliza técnicas analíticas avançadas e facilita a interoperabilidade de grandes volumes de dados de naturezas distintas.

A solução permite que o consumidor, após o download da aplicação, receba no seu smartphone informação útil de promoções personalizadas em função da sua localização no estabelecimento, a fim de melhorar a sua experiência e ajudá-lo na tomada de decisões na aquisição de produtos. Constitui-se como uma potente ferramenta para a gestão “Smart” de uma superfície comercial, com a vantagem adicional de permitir apurar o número de visitantes e realizar a sua análise de vendas (produtos mais solicitados, afluência de público, tempo de permanência ou notificações enviadas).

A combinação destas tecnologias constitui a base para maximizar a experiência do cliente e oferecer um inovador canal de comunicação sobre novos e diferentes produtos, assim como personalizar a sua oferta segundo a sua localização e perfil do consumidor. O Inbeacon também torna possível a prestação de serviços de assistente virtual e visitas guiadas. A adoção desta ferramenta ajudará as superfícies comerciais a beneficiar de uma maior proximidade entre marcas e clientes, incorporar dados de interesse nas suas bases de dados e dirigir de forma mais efetiva a informação promocional ao público-alvo graças ao conhecimento do seu perfil e hábitos.

O SOFIA2 é o primeiro middleware para aplicações inteligentes. Esta solução criada pela Indra dispõe de infraestrutura para o desenvolvimento de soluções Smart (Smart Cities, Smart Energy, Smart Health, Smart Retail, entre outros) com capacidades empresariais, como implantação em cloud, Big Data, (para armazenamento e exploração da informação mediante técnicas analíticas), escalabilidade (para adicionar novos equipamentos ou capacidade) e multiplataforma, reutilizando todo o conhecimento adquirido no programa europeu de i+D+I Smart Objects for Intelligent Applications. Por outras palavras, foi concebida para que as aplicações que a utilizam possam criar, em qualquer linguagem ou dispositivos (desde PC, smartphones, Tablets, iPads).


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor