Tecnologia inteligente chega ao túnel do Marão

EmpresasProjetos

A Indra, uma das principais multinacionais de consultoria e tecnologia da Europa e América Latina, planeia a implementação de sistemas inteligentes de tráfego (ITS), controlo e comunicações no túnel do Marão. Atualmente em construção, o túnel terá cerca de seis km de comprimento, destacando-se como o mais comprido de Portugal e da Península Ibérica.

A empresa pretende equipar o centro de controlo do túnel do Marão com a solução para gestão de tráfego e túneis Horus, de desenvolvimento próprio, que integra e permite controlar de forma centralizada os diferentes sistemas inteligentes de tráfego (ITS) localizados no túnel. O seu objetivo passa igualmente por instalar um avançado sistema de vídeo-vigilância, baseado em visão artificial, que deteta automaticamente incidentes. Outra solução proposta pela Indra passa por incorporar um inovador sistema de controlo de mercadorias perigosas através de vídeo-vigilância e algoritmos de reconhecimento de matrículas.

Através destes sistemas, os operadores poderão controlar, em qualquer altura, o estado da via e dispor de informação em tempo real para a tomada de decisões. O elevado nível de automatização das operações facilitará a gestão rápida e precisa de tudo o que ocorrer no túnel, tanto no que se refere à gestão quotidiana como a situações de emergência.

Adicionalmente, a Indra irá também implementar a sua solução Horus no centro de controlo da linha 2 do Metro de Mashad no Irão, pelo que ficará responsável pela conceção e instalação do controlo de ventilação do túnel.

Este projeto conta com o apoio da empresa asturiana Zitron e a empresa iraniana Garivekan, às quais o contrato foi adjudicado em consórcio.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor