Indra apoia investigação europeia em Big Data

AppsBig DataData-StorageEmpresasMobilidadeNegócios

A Indra é um dos membros fundadores do agrupamento industrial Big Data Value, que esta semana fechou um acordo com a Comissão Europeia para criar a Associação Público-Privada (APP) que vai liderar a investigação europeia no âmbito dos dados macro. O objetivo é reforçar este setor e posicionar a Europa na vanguarda tecnológica no aproveitamento

A Indra é um dos membros fundadores do agrupamento industrial Big Data Value, que esta semana fechou um acordo com a Comissão Europeia para criar a Associação Público-Privada (APP) que vai liderar a investigação europeia no âmbito dos dados macro. O objetivo é reforçar este setor e posicionar a Europa na vanguarda tecnológica no aproveitamento de grandes volumes de dados para aplicar e gerar valor nos diferentes setores.

big data

Enquanto membro destacado da associação Big Data Value, a Indra terá um papel chave na colaboração da indústria com a Comissão Europeia na hora de colocar em prática a agenda estratégica de investigação e inovação neste âmbito. Com esse objetivo, irá colaborar com as principais empresas, universidades e centros de investigação e levará todo o seu conhecimento, experiênca, capacidades tecnológicas e inovadoras no âmbito da gestão, análise e tratamento de dados. Também transportará o seu profundo conhecimento de diferentes setores de atividade e a sua capacidade de validar, testar e levar novas tecnologias ao mercado de forma célere.

A participação da Indra nesta iniciativa vem reforçar o seu forte compromisso com a inovação. A empresa tem desempenhado um papel ativo nos sucessivos programas europeus de colaboração em I+D+i, reforçando a sua posição nos últimos anos. O foco desta atividade inovadora não está somente nas áreas de referência da Indra, como a aeronáutica, transporte ferroviário, Smart Cities ou segurança, mas também nas novas iniciativas tecnológicas de inovação e desenvolvimento, nas quais a empresa se tem posicionado como um player relevante dentro do novo programa-quadro europeu.

Com um compromisso de investimento de 2,5 mil milhões de euros, dos quais 500 milhões de euros são provenientes do programa-quadro europeu Horizonte 2020, a APP ajudará a concentrar os esforços da investigação pública, privada e académica para apoiar a investigação e inovação de novas aplicações de dados macro em áreas como a energia, indústria e saúde, entre outros, com o objetivo de impulsionar serviços como a medicina personalizada, logística alimentar e análise de previsão. A APP também apoiará “espaços inovadores” que  ofereçam ambientes seguros para experimentar dados privados e abertos. Estes servirão como incubadoras de empresas e centros de desenvolvimento de competências e melhores práticas.

A APP, em matéria de dados, começará a sua carreira a um de janeiro de 2015 e colocará em marcha os seus primeiros projetos em 2016. A APP é uma associação entre a Comissão Europeia e a Big Data Value Association, organização sem fins lucrativos, dirigida à indústria, que conta com membros de toda a Europa e entidades grandes e pequenas da indústria e investigação. A associação está aberta a empresas e organizações que pretendam aderir.

Segundo a Comissão Europeia, o domínio de dados macro pode significar até 30 por cento do mercado mundial de dados para os fornecedores europeus; cem mil novos postos de trabalho relacionados com os dados da Europa até 2020; uma redução de dez por cento do consumo de energia, melhores resultados na área da saúde e maquinaria industrial mais produtiva.

O setor dos dados está a crescer a um ritmo de 40 por cento ao ano, sete vezes mais rápido que o mercado geral da informação e telecomunicações. As empresas que baseiam a tomada de decisões em conhecimentos proveniente de dados, experimentam um aumento na produtividade entre os cinco e os seis por cento. Os dados macro já ajudam a acelerar o diagnóstico dos danos cerebrais ou a prever o rendimento das colheitas em países em vias de desenvolvimento.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor