Indra “ajuda” Corunha a ser cidade inteligente

EmpresasNegócios

A Indra colocou à disposição do público, na Corunha, uma tenda inteligente onde explicou, através de um ambiente divertido, tecnológico e interativo, o que é o projeto “Smart Corunha” e como é que a sua tecnologia aplicada aos serviços da cidade vai melhorar a qualidade de vida dos habitantes da Corunha. A tenda informativa, que esteve aberta

A Indra colocou à disposição do público, na Corunha, uma tenda inteligente onde explicou, através de um ambiente divertido, tecnológico e interativo, o que é o projeto “Smart Corunha” e como é que a sua tecnologia aplicada aos serviços da cidade vai melhorar a qualidade de vida dos habitantes da Corunha.

cidade inteligente

A tenda informativa, que esteve aberta a todos os cidadãos, explicou aos habitantes locais o projeto de cidade inteligente que está a ser desenvolvido na Corunha com o apoio tecnológico da Indra, Altia, R e Ilux Technologies. A iniciativa fez parte do plano de divulgação do projeto “Smart Corunha” que pretende esclarecer os habitantes corunheses sobre o projeto, identificando facilmente as vantagens e benefícios de viver numa cidade inteligente.

No interior, os cidadãos encontraram conteúdos interativos que mostram como é que a Corunha se está a transformar numa cidade inteligente e revelam o estado e a dimensão do projeto “Smart Corunha”, explicando as vantagens que os cidadãos corunheses irão obter por viverem numa cidade inteligente. Os cidadãos são também convidados a participarem no projeto “Smart Corunha”, convertendo-se desta forma em cidadãos “smart”.

A tenda, desenhada à semelhança de um museu, disponibilizou conteúdos tecnológicos e interativos, num ambiente descontraído. O projeto “Smart Corunha” estava apresentado em diversas telas, desde a sua génese e até ao momento atual com informação mais profunda, técnica e relevante. Entre as novidades presentes nesta iniciativa, destaca-se a possibilidade de ver a Corunha em 3D em tempo real, graças ao visualizador da plataforma “eVidens”, um dos projetos desenvolvidos no âmbito da “Smart Corunha”, através do qual os visitantes podem obter dados da cidade sobre campos tão diversificados como a mobilidade, meio ambiente, infraestruturas ou turismo, entre muitos outros.

Também se disponibilizou informação sobre as áreas foco dos 14 pilotos em desenvolvimento (água, educação, energia, meio ambiente, mobilidade, lazer e turismo, serviços e habitação) salientando a vertente de como a tecnologia aplicada aos serviços poderá melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Na tenda, também não faltaram os primeiros vizinhos “Smart”, as cinco personagens que os habitantes da Corunha conheceram recentemente através da iniciativa “Histórias Smart”, cinco vídeos onde se explicava, de uma forma conceptual, as vantagens para um cidadão em viver numa cidade inteligente. Através das histórias, é explicado, por exemplo, o tempo que se pode poupar em cada uma das gestões administrativas através de dispositivos móveis ou as oportunidades adjacentes ao sistema de Open Data.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor