IDC Directions 2015 discute Impacto das TIC nas organizações portuguesas

EmpresasInovaçãoNegócios

A 18ª edição do IDC Directions vai refletir sobre as tendências tecnológicas no mundo e em Portugal para os próximos cinco anos. Em destaque estará o impacto da 3ª Plataforma no setor financeiro e ao nível da Administração Pública.

O Centro de Congressos do Estoril recebe hoje, quinta-feira, o IDC Directions 2015, durante o qual serão apresentadas as conclusões dos estudos Portugal Tech Insights 2020, que procuraram descobrir quais as grandes tecnológicas que vão marcar o panorama empresarial do país ao longo da próxima meia década. Também será discutido de que forma podem as organizações nacionais fortalecer a sua competitividade, com a simbiose das vertentes económica e tecnológica.

O responsável pela IDC em Portugal, Gabriel Coimbra, afirma, em nota, que os mercados que abraçarem as tecnologias da 3ª Plataforma (mobilidade, cloud, social e Big Data) conseguirão, este ano, crescer 13 por cento. O executivo deixa também um aviso, dizendo que “os mercados associados à 2ª plataforma vão entrar em modo de recessão em todo mundo”.

Gabriel Coimbra refere que a 3ª Plataforma está já presente em cerca de 30 por cento de todo o mercado de Tecnologias de Informação e Comunicação e impulsiona quase a totalidade do seu crescimento.

Para os próximos cinco anos, prevê-se uma explosão de soluções inovadoras e um aumento exponencial das tecnologias que assentam sobre os quatro pilares desta nova realidade tecnológica.

A “Internet das Coisas (IoT), Wearable Computing, Drones, Robótica, Impressão 3D, Sistemas Cognitivos, Biologia Sintética, Interfaces Naturais de Computação” são algumas das tecnologias que até 2020 – um período que Gabriel Coimbra descreve como “o início da fase mais crítica da 3ª Plataforma” – que irão catalisar a inovação e levarão as tecnologias do novo paradigma até ao próximo nível de evolução.

A IDC está confiante de que as novas TIC, e a capacidade para adotar esta 3ª Plataforma, vão ditar os novos líderes, nomeadamente no setor económico e na Administração Pública.

Estima-se que o IDC Directions 2015 irá reunir mais de mil participantes, entre analistas, gestores e decisores, tanto nacionais como internacionais.

A BIT vai acompanhar de perto este evento e trazer-lhe resumos das palestras que vão acontecer durante todo o dia.

Veja aqui os oradores, a agenda e as empresas que farão parte do IDC Directions 2015.