IBM traz a Portugal a décima edição do EX.I.T.E.

Business IntelligenceData-StorageSoftware

A IBM Portugal e o Instituto Politécnico de Tomar (IPT) começaram a receber no campus do IPT 30 jovens do sexo raparigas, cujas idades variam entre os 11 e os 13 anos, para integrarem a décima edição do programa EX.I.T.E (Explorar os Interesses pela Tecnologia e pela Engenharia). Esta nova edição do EX.I.T.E. está subordinada

A IBM Portugal e o Instituto Politécnico de Tomar (IPT) começaram a receber no campus do IPT 30 jovens do sexo raparigas, cujas idades variam entre os 11 e os 13 anos, para integrarem a décima edição do programa EX.I.T.E (Explorar os Interesses pela Tecnologia e pela Engenharia).

ibm EX.I.T.E.

Esta nova edição do EX.I.T.E. está subordinada ao tema “A tecnologia é o futuro!”. A iniciativa é desenvolvida pela IBM desde 1999 em todo o mundo e objetiva motivar as jovens para a Ciência, a Matemática e a Engenharia.

O programa da International Business Machines comemora uma década em Portugal, sendo considerado já um marco na esfera da Responsabilidade Social, e evidencia uma vez mais o investimento que a IBM tem feito no país.

“Esta iniciativa visa promover a motivação de jovens raparigas do concelho de Tomar para as áreas das Ciências, Matemáticas e Engenharias, sendo a comunicação um dos aspetos aprofundados. O IPT ao associar-se ao E.X.I.T.E, em mais uma iniciativa conjunta com a IBM Portugal, aprofunda a sua própria missão social de promoção e divulgação da ciência e da tecnologia”, declarou Eugénio Pina de Almeida, Presidente do Instituto Politécnico de Tomar.

Ao longo dos quatro dias no EX.I.T.E Camp 2014, as três dezenas de jovens raparigas vão constituir equipas de projeto que, de modo interativo e através da partilha de conhecimento, vão desenvolver atividades como “Lego Robotics”, onde vão construir e programar um robot feito de lego, estimulando assim o raciocínio, a destreza na montagem de componentes robóticas e a programação informática; e “O Palácio do meu Cão”, que levará as participantes a criarem uma simples casa em papel, potenciando o desenvolvimento das capacidades de compreensão dos princípios de gestão de um projeto (a ideia, a criação de um plano, a execução, o teste).

O programa decorrerá entre os dias 8 e 11 de julho no campus do Instituto Politécnico de Tomar.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor