IBM realiza sessão para debater o setor da Banca em Portugal

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As novas tecnologias, a transformação digital e a influência do cliente são hoje fatores determinantes na Banca e nas instituições financeiras, que precisam ser mais competitivas, consolidar o lucro sustentável e ainda fazer face às novas diretivas e regulamentações europeias no setor e na área dos sistemas de pagamentos. Esta foi uma das principais conclusões da sessão “Bringing new meaning to Financial Services”, que ontem se realizou no Teatro Thalia, em Lisboa, no âmbito de um pequeno almoço executivo da IBM que contou com a presença de reconhecidas personalidades do panorama financeiro nacional.

“Todos sabemos que há fatores que estão a provocar uma enorme disrupção, como a nova concorrência com a entrada de players de outros setores e o aumento das expectativas dos clientes que acompanham a rápida evolução do novo mundo digital e que exigem ofertas cada vez mais personalizadas”, sustentou António Raposo de Lima, Presidente da IBM Portugal.

De facto, para um desempenho sustentável das entidades financeiras é necessário assegurar uma transformação digital efetiva e repensar os atuais modelos de negócio. Para terem sucesso neste complexo contexto atual, estas precisam atualizar-se e tirar partido dos dados, para, com base nos novos sistemas cognitivos – usando machine learning e analítica avançada –, extrair conhecimento válido em tempo real e, desta forma, saber mais sobre a sua empresa, os seus clientes e a concorrência.

Os novos sistemas cognitivos, que aprendem autonomamente, compreendem linguagem natural com raciocínio lógico, e interagem mais naturalmente com as pessoas, são a peça-chave para que as empresas possam tomar a decisão certa, na hora certa. Neste caso, permitem agregar novas e inovadoras capacidades às entidades financeiras para que estas consigam chegar junto dos clientes mais rapidamente e criar novos modelos de satisfazer as suas exigências, oferecendo soluções inovadoras e disruptivas, como novas aplicações móveis e novos serviços em plataformas online.

Toda esta transformação digital provoca, no entanto, uma maior exposição e uma ameaça crescente na área da segurança e da fraude. É neste sentido que a IBM se juntou à SIBS para a criação de uma solução cognitiva de deteção de fraude em tempo real, pioneira no mercado português e inovadora no mundo, agregando o amplo know-how e procedimentos de segurança e anti-fraude da SIBS com a tecnologia cognitiva de última geração da IBM na área de Watson for Financial Services. Estará disponível a partir do segundo semestre do próximo ano, num modelo as-a-service, para todos os mercados, indústrias e clientes no mundo inteiro que reconheçam o valor acrescentado desta nova solução para o seu negócio.

“O objetivo é proporcionar mais transparência em todos os pagamentos estabelecidos e mais confiança e segurança ao consumidor em todas as suas transações”, concluiu o responsável da IBM.