IBM realiza Big Data Forum

Big DataBusiness IntelligenceData-StorageEmpresasNegócios

O Big Data está a dar origem a uma nova era, as “regras do jogo” mudaram e as vantagens competitivas das empresas passam a assentar na hiperconectividade e no tratamento de toda a informação ao seu alcance, o que permite tomar decisões mais sustentadas, mais assertivas e dando perspetivas de futuro. Foi com base nesta

O Big Data está a dar origem a uma nova era, as “regras do jogo” mudaram e as vantagens competitivas das empresas passam a assentar na hiperconectividade e no tratamento de toda a informação ao seu alcance, o que permite tomar decisões mais sustentadas, mais assertivas e dando perspetivas de futuro. Foi com base nesta nova era que a IBM realizou, no dia 26 de novembro, o Big Data Forum.

856996_555910811153564_341625494_o“A informação gerada até 2003 é a mesma que, agora, se gera em dez minutos”. Foi com esta frase que Ricardo Martinho, diretor da divisão de software da IBM Portugal, demonstrou a importância do Big Data nos dias de hoje. Cada vez se gera mais informação e as empresas têm de saber gerir essa informação. A IBM ajuda as empresas a “transformar dados em conhecimento e em valor de negócio” com as soluções de Software e Appliances IBM Big Data.

Marc Teerlink, Global Strategist da IBM, apresentou as novas perspetivas e oportunidades com o Big Data. Teerlink deu o exemplo da indústria farmacêutica que tem produtos perecíveis e que precisa de saber exatamente para onde os enviar para poderem ser comercializados, sem ter o risco de ter percas significativas por esses mesmos produtos não serem comercializados.

O que a indústria farmacêutica, assim como outras, pode fazer é olhar para os dados, ver que produtos são mais produzidos por cada empresa dessa indústria e distribuir os mesmos pelas diferentes regiões.

Outro dos temas falado foi o supercomputador Watson que, agora, pode ser utilizado através da Internet para desenvolver aplicações e serviços. Os clientes IBM podem escolher se querem apenas usar a informação que o Watson dispõe ou desenvolver aplicações e serviços com o supercomputador.

Durante o Forum foi apresentada a plataforma InfoSphere, uma plataforma que fornece blocos de informação verídica, incluindo integração de dados, data warehousing, gerenciamento de master data, big data e informação de governos. A plataforma fornece, ainda, uma fundação enterprise-class para projetos de informação intensiva.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor