IBM oferece novas soluções cloud em mainframe

Business IntelligenceCloudData-Storage

Na semana em que a IBM comemora 50 anos sobre o lançamento do primeiro mainframe, o System/360, a empresa anunciou o lançamento do primeiro sistema integrado baseado em System z para cloud, o Cloud Enterprise System. O IBM Enterprise Cloud System fornece uma plataforma integrada, construída sobre padrões abertos, para clientes e fornecedores de serviços

Na semana em que a IBM comemora 50 anos sobre o lançamento do primeiro mainframe, o System/360, a empresa anunciou o lançamento do primeiro sistema integrado baseado em System z para cloud, o Cloud Enterprise System.

000000034394O IBM Enterprise Cloud System fornece uma plataforma integrada, construída sobre padrões abertos, para clientes e fornecedores de serviços que procurem construir rapidamente um ambiente de cloud seguro, capaz de suportar um elevado volume de informação.

Este sistema pode suportar até seis mil máquinas virtuais, oferecendo um ambiente multi-tenant seguro e de partilha de dados de forma dinâmica. Esta oferta, que combina numa única solução Infrastructure as a Service (IaaS) o hardware System z, o armazenamento IBM e o software de gestão de cloud IBM, vai permitir às empresas de TI e prestadores de serviços de cloud,  apresentar um nível de serviço diferenciado capaz de suportar um elevado volume de dados, permitindo, ainda, que os prestadores de serviços possam resolver questões relacionadas com a utilização de cloud, como a segurança e o tempo de inatividade.

As capacidades do mainframe estão ainda a ser usadas em diversos projetos analíticos de investigação. Por exemplo, a IBM Research está a trabalhar com autarquias e parceiros de negócio para ajudar os vários departamentos municipais a migrar operações de TI para ambientes cloud baseados em mainframe. Estes novos ambientes podem otimizar a partilha de dados entre os departamentos, agências e municípios.

A IBM está ainda a trabalhar com cientistas na área da saúde nos mais variados tipos de projetos dedicados, por exemplo, ao alívio do sofrimento de pacientes com artrite e o combate ao HIV em África, entre outros.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor