IBM investe mil milhões para criar nova unidade para o Watson

Business IntelligenceData-StorageEmpresasNegócios

A IBM anunciou que vai investir mais de mil milhões para estabelecer uma nova unidade de negócio para o Watson. A gigante da tecnologia espera conseguir mais receitas do supercomputador. A maior service provider de tecnologia do mundo anunciou, também, que o IBM Watson Group vai ser liderado por Michael Rhodin que era, anteriormente, vice-presidente

A IBM anunciou que vai investir mais de mil milhões para estabelecer uma nova unidade de negócio para o Watson. A gigante da tecnologia espera conseguir mais receitas do supercomputador.

IBM WatsonA maior service provider de tecnologia do mundo anunciou, também, que o IBM Watson Group vai ser liderado por Michael Rhodin que era, anteriormente, vice-presidente sénior do grupo de soluções de software da IBM.

A IBM afirmou que o investimento inclui cem milhões de dólares de fundo de equidade para aumentar a inovação no Watson Developers Cloud, aberto a developers de aplicações externas deste o ano passado. A unidade vai estar baseada em Nova Iorque e vai ter cerca de dois mil empregados.

O Watson é um sistema de supercomputador de inteligência artificial que tem o seu nome depois do antigo presidente da empresa Thomas Watson. Usando capacidades de linguagem natural e analítica, o Watson processa informação da mesma forma que as pessoas pensam, permitindo analisar e interpretar rapidamente grandes quantidades de dados. A empresa declarou que diminuiu o tamanho do supercomputador para o tamanho de “três caixas de pizza”. O seu tamanho original era equivalente a um “master bedroom”.

Sobre o Watson Group, a IBM vai oferecer a tecnologia, que é distribuída através da cloud e pode ser usado por novos consumidores e aplicações enterprise, a negócios e indústrias, assim como aos consumidores. A empresa decidiu estabelecer a unidade por causa da forte procura em computação cognitiva.

“Chegámos a um ponto de inflexão onde o interesse aumentou e reconhecemos que precisamos de nos mover mais depressa”, referiu Stephen Gold, vice-presidente do Watson Business. O Watson vai ser distribuído pela Softlayer, um negócio de infraestrutura cloud computing comprada pela IBM em 2013.

Jamie Popkin, managing vice president da Gartner, declarou que a tecnologia da IBM melhorou significativamente em como a informação pode ser usada e gerida. “Acho que eles desenvolveram algo que que nos pode levar ao próximo passo para onde a gestão de informação precisa de ir”, afirma.

Os lucros da IBM no ano de 2012 foi de 104,5 mil milhões de dólares.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor