IBM e IPT promovem empregabilidade

Business IntelligenceData-StorageNegócios

No âmbito do protocolo de cooperação entre a SoftINSA (empresa do Grupo IBM) e o Instituto Politécnico de Tomar (IPT), com o suporte de Câmara Municipal de Tomar, para a criação de um Centro de Inovação Tecnológica (CENIT) na cidade, as entidades criaram uma bolsa de estágios para 10 alunos finalistas da Escola Superior de

No âmbito do protocolo de cooperação entre a SoftINSA (empresa do Grupo IBM) e o Instituto Politécnico de Tomar (IPT), com o suporte de Câmara Municipal de Tomar, para a criação de um Centro de Inovação Tecnológica (CENIT) na cidade, as entidades criaram uma bolsa de estágios para 10 alunos finalistas da Escola Superior de Gestão de Tomar. Estes estágios terão lugar no Centro de Inovação Tecnológica da IBM em Barcelona, sendo que, no final, os participantes terão entrada profissional garantida no CENIT em Tomar.

IBM_IPT

O Programa de estágio profissional integrado no programa de Erasmus+ terá a duração total de 12 meses, repartidos por meses de formação académica e por meses de consolidação e formação on-the-job.

Os alunos foram objeto de uma entrevista preliminar, levada a cabo pelo Gabinete de Relações Internacionais da Escola Superior de Gestão de Tomar, com o intuito de aferir a motivação bem como o grau de maturidade de cada um dos candidatos. Foram igualmente submetidos a uma prova de Business English a fim de avaliar o nível de domínio do inglês nesta área específica. Para além dos testes psicotécnicos realizados, o processo de seleção terminou com uma entrevista final conduzida pelo CENIT. A ponderação de todas estas vertentes permitiu selecionar os 10 alunos.

“O fundamento deste estágio reside na profunda convicção que estes jovens podem vir a encontrar nas TI melhores oportunidades profissionais. Com o histórico académico que estes licenciados já possuem, as suas caraterísticas pessoais e a motivação para as TI, acreditamos que estas bolsas técnicas de formação e estágio profissional, no âmbito do programa de mobilidade Erasmus+, são uma excelente solução para a reforçar a garantia da sua integração no mundo profissional, permitindo responder a necessidades concretas das empresas nacionais e, de forma particular, poderem vir a ser integrados no CENIT-Tomar. Estamos muito satisfeitos por podermos contar com a experiência da IBM na formação e seleção de técnicos capazes de integrar, com sucesso, projetos de engenharia de software”, refere Eugénio Pina de Almeida, Presidente do Instituto Politécnico de Tomar.

“Esta bolsa de estágio pretende reforçar competências destes 10 jovens que mostraram ter as habilitações adequadas para uma carreira na área das TI, habilitando-os com novas qualificações que lhes permitam endereçar as necessidades reais das empresas e abraçar as oportunidades de emprego neste setor, em particular no nosso Centro. Contámos com o indispensável apoio de uma instituição de ensino tão prestigiada como o é o Instituto Politécnico de Tomar, para desenhar, em conjunto, este programa rigoroso e exigente, focado nas técnicas SAP ISU. Com o desenvolvimento deste programa de mobilidade não é nossa intenção exportar talentos, mas acima de tudo reforçar competências e contar com esse talento nacional para fazer crescer uma área em forte expansão e crescimento no nosso país”, afirma Henrique Mourisca, Responsável pelo CENIT.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor