IBM e Banca colaboram em plataforma comercial aberta baseada em Blockchain

FinançasInovaçãoNegócios

O CaixaBank, o Bank of Montreal (BMO), o Commerzbank e o Erste Group aderiram a uma iniciativa lançada pela UBS e pela IBM em 2016 para construir uma nova plataforma comercial global baseada na tecnologia blockchain para suportar as transações financeiras.

Esta nova plataforma, chamada Batavia, pode ser acedida por organizações de todas as dimensões e em qualquer lugar do mundo, e pode apoiar o financiamento comercial para transações de todas as formas de comércio, quer os bens sejam transportados por via aérea, terrestre ou marítima.

A Batavia representa um avanço no trabalho iniciado pela UBS e pela IBM para desenvolver uma plataforma de financiamento comercial baseada na plataforma IBM Blockchain suportada pelo Hyperledger Fabric Blockchain framework.

O trabalho de desenvolvimento está a ser realizado em colaboração pelos cinco bancos e pela IBM, tendo em conta especialistas do setor de transportes e os clientes dos bancos para garantir que a plataforma seja flexível e intuitiva para clientes e possa ser comercializada. A Batavia planeia realizar transações piloto com clientes na rede no início de 2018 para testar e aperfeiçoar a plataforma.

A plataforma irá ajudar a conectar os participantes de uma rede comercial com potencial para transformar o comércio global. A natureza aberta da plataforma, que incentiva a ampla participação de muitos bancos, fornecedores e reguladores, também irá ajudar a abrir novos corredores comerciais, trazendo novos intervenientes para o mercado e agilizando processos que antes eram excessivamente demorados e caros.