IBM apresenta solução de cloud híbrida

Business IntelligenceCloudData-Storage

A IBM aproveitou a presença na InterConnect para apresentar uma nova estratégia que engloba soluções para os atuais desafios relacionados com a cloud. Para isso, a empresa aposta numa tecnologia híbrida de cloud com ferramentas a pensar na organização mais eficiente dos dados e em maior produtividade. A transição das empresas para a cloud tem sido

A IBM aproveitou a presença na InterConnect para apresentar uma nova estratégia que engloba soluções para os atuais desafios relacionados com a cloud. Para isso, a empresa aposta numa tecnologia híbrida de cloud com ferramentas a pensar na organização mais eficiente dos dados e em maior produtividade.

ibm-logo-my-246064

A transição das empresas para a cloud tem sido marcada pela dificuldade em alojar os dados corretamente sem perda de informações e de forma relativamente rápida. A solução para este problema poderá estar na adoção de uma tecnologia híbrida que permite a partilha dos dados entre clouds públicas e privadas e a melhoria da ligação entre as mesmas bem como com os data centers.

Na conferência InterConnect, em Las Vegas, a IBM anunciou o desenvolvimento de uma plataforma única impulsionada por um grupo de projetos e ferramentas que deverão simplificar a gestão da cloud ao colocar na mesma infraestrutura todos os processos.

O objetivo é, em suma, eliminar as dificuldades no que diz respeito ao acesso aos dados, independentemente do local onde se encontram e da plataforma em que estão armazenados, agilizando o processo de modo a ligar os dados às aplicações onde são necessários. No final, todas as clouds deverão agir como uma só.

Para que este sistema único apresentado pela IBM funcione, a empresa anunciou ainda algumas das ferramentas que estarão disponíveis para facilitar as operações dos clientes. O IBM Data Works pertence ao campo dos programadores e foi criado a pensar em dados não estruturados e com origens múltiplas (clouds públicas e privadas) que se tornam difíceis de seguir. Esta ferramenta permite aos developers mapear as ligações entre as diferentes aplicações e os locais onde estão alojadas para que as informações sejam acedidas diretamente e, por isso, de modo mais seguro.

Outra potencialidade trazida a público pela IBM passa pelo BlueMix Local, uma plataforma que permite ao cliente escolher onde deseja armazenar determinado conjunto de dados. Esta ferramenta faz justiça à estratégia híbrida apresentada oferecendo a hipótese de guardar os componentes das aplicações tanto na cloud pública como numa localização on-premises, ou seja, num lugar concreto da empresa, por oposição a um local remoto.

A juntar a estas novidades, a IBM admitiu a expansão dos centros de cloud com a criação de novas instalações em Sydney e em Montreal que deverão abir nos próximos 30 dias. Até ao final do ano, ficou ainda prometida a abertura de centros em Milão e Chennai.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor