IBM anuncia consórcio em blockchain para garantir segurança alimentar

InovaçãoNegócios

Um grupo de empresas especializadas em fornecimento alimentar vão integrar a nova plataforma IBM Blockchain, de forma a melhorar a segurança global e aumentar a confiança dos consumidores.

A segurança alimentar é um tema de extrema importância, ainda mais que, de acordo com a IBM, todos os anos morrem 400 mil pessoas devido a alimentos contaminados e uma em cada dez pessoas adoece, a nível mundial. A recente crise com a indústria de carne brasileira é um bom exemplo da extensão que o problema pode atingir.

Assim, a Dole, Driscoll’s, Golden State Foods, Kroger, McCormick and Company, McLane Company, Nestlé, Tyson Foods, Unilever e Walmart vão trabalhar em conjunto com a gigante tecnológica de forma a melhorar processos de fornecimento global e descobrir contaminações cruzadas, doenças transmitidas por alimentos, entre outras situações de forma mais rápida.

Com recurso ao blockchain, todos os produtores, fornecedores, distribuidores, retalhistas, reguladores e consumidores podem obter acessos autorizados a informações conhecidas e confiáveis sobre a origem e o estado dos alimentos, o que irá permitir que todos os participantes do cadeia de distribuição alimentar possam rastrear produtos contaminados até à sua fonte, num curto período de tempo, por forma a garantir a sua remoção segura das prateleiras das lojas e impedir a propagação de doenças.

A colaboração entre estas empresas quer ainda identificar e priorizar novas áreas onde esta tecnologia pode ser útil dentro da indústria e segurança alimentar, conduzindo a um adoção generalizada do blockchain por parte de todas as empresas desse ecossistema.

“Ao contrário de qualquer outra tecnologia anterior, o blockchain está a transformar a forma como as organizações colaboram e procuram um novo nível de confiança com base numa única visão da verdade”, afirma, em comunicado, Marie Wieck, General Manager, IBM Blockchain.

“O nosso trabalho com as organizações de todo o ecossistema alimentar, bem como a nova plataforma da IBM, irá permitir tirar partido do imenso potencial desta tecnologia tão inovadora, tornando mais rápido para as organizações de todas as dimensões e em todas as indústrias passar do conceito para a produção para melhorar a forma como os negócios são efetuados”, acrescenta a executiva.

A plataforma IBM Blockchain está disponível através da IBM Cloud e inclui inovações desenvolvidas em colaboração com a comunidade Hyperledger da Linux Foundation.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor