IBM: analítica preditiva avançada ao alcance de todos

Business IntelligenceData-StorageEmpresasNegóciosSoftware

A IBM acaba de anunciar o Watson Analytics, um serviço que utiliza a tecnologia cognitiva e o reconhecimento da linguagem natural. Este serviço proporciona acesso imediato a ferramentas analíticas visuais com uma extraordinária capacidade de análise. Estará disponível, a partir de novembro, no IBM Cloud Marketplace e incluirá uma versão gratuita. Segundo os analistas da IDC,

A IBM acaba de anunciar o Watson Analytics, um serviço que utiliza a tecnologia cognitiva e o reconhecimento da linguagem natural. Este serviço proporciona acesso imediato a ferramentas analíticas visuais com uma extraordinária capacidade de análise. Estará disponível, a partir de novembro, no IBM Cloud Marketplace e incluirá uma versão gratuita.

ibm watson analytics

Segundo os analistas da IDC, apenas uma pequena percentagem dos diretores utiliza hoje em dia a analítica de negócio no seu processo de tomada de decisão. Para contrariar esta tendência, a oferta Watson Analytics foi desenhada para que qualquer utilizador possa beneficiar de analítica avançada e preditiva, seja qual for a sua área de negócio.

A partir de novembro será possível utilizar a versão gratuita deste novo serviço tanto em PCs como em dispositivos móveis, tendo acesso a uma gama completa de serviços de analítica em modo “self-service” na plataforma Softlayer da IBM, incluindo o acesso fácil a data refining data wharehousing, de forma que os utilizadores possam aceder e tratar dados, indo mais além do que uma folha de cálculo e  tendo capacidade para atuar e interagir com esses dados.

O IBM Watson Analytics permite ao utilizador interagir através de uma linguagem natural respondendo a questões críticas para o negócio, tais como: “Quais os fatores que aumentam as minhas vendas?”, “Quais os benefícios que mais motivam os colaboradores?” ou mesmo “Com que clientes estamos mais perto de fechar um negócio?”, bastando para tal que o utilizador tecle o que pretende saber.

A ferramenta cria então resultados que explicam o porquê e o que provavelmente irá ocorrer, sendo a informação disponibilizada na terminologia que se utiliza normalmente no mundo empresarial, permitindo aos profissionais interagir com os resultados e colocar novas perguntas.
De forma a que seja compreensível para todos os utilizadores, o  IBM Watson Analytics automatiza algumas fases da análise como a preparação dos dados, a análise preditiva e a visualização. Assim, poderá ser usado de forma intuitiva quer seja por profissionais das vendas, do marketing, financeiros ou de recursos humanos, por exemplo.

Uma das inovações prometidas pela IBM em relação a outras soluções do mercado é o fato de o Watson Analytics fornecer uma experiência unificada em que o utilizador pode encontrar os dados que precisa, validá-los e refiná-los, descobrir padrões que se repetem, prever resultados, criar relatórios e partilhá-los facilmente.

O utilizador também terá a vantagem de ser guiado pela plataforma no sentido em que esta o conduz para padrões e resultados de dados que tradicionalmente não seguiria, o que pode levar à colocação de novas perguntas resultando num maior conhecimento da sua área de negócio.

Em resumo, o Watson Analytics não assume que o utilizador tenha, a priori,os dados disponíveis e o esboço da análise e, assim, automatiza os passos de pesquisa e validação (que normalmente, representam mais de 50% do trabalho de um projeto de analítica) ajudando o utilizador a chegar mais rápido às respostas que procura.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor