iArtist Ana Mesquita expõe “Arte Radical”

Negócios

Ana Mesquita apresentou na GMS Store Amoreiras retratos, desenhados em iPad, de quatro jovens personalidades. Estes jovens personalidades são distinguidos nas suas áreas de atuação. Tâmara Alves (graffiter), Ana Barros (skater), Paulo Vasco Manso (membro da equipa portuguesa participante na Red Bull Youth America’s Cup) e Diogo Silvestre (breakdancer) foram os retratados por Ana Mesquita.

Ana Mesquita apresentou na GMS Store Amoreiras retratos, desenhados em iPad, de quatro jovens personalidades.

IMG_6306Estes jovens personalidades são distinguidos nas suas áreas de atuação. Tâmara Alves (graffiter), Ana Barros (skater), Paulo Vasco Manso (membro da equipa portuguesa participante na Red Bull Youth America’s Cup) e Diogo Silvestre (breakdancer) foram os retratados por Ana Mesquita.

Para além da exposição dos referidos retratos (impressos em tela) foi ainda possível ver os vídeos de making-of associados a cada tela.

Ana Mesquita afirma que, apesar de ser formada em Design, a vida a levou por outros caminhos, tendo trabalhado durante 20 anos como jornalista. Em conversa com a B!T, admite que sempre desenhou e a ideia de desenhar num iPad surgiu a partir do momento em que comprou um e começou a baixar aplicações, como “Brushes” e “Procreate”.

Brushes” é uma aplicação exclusiva para dispositivos Apple, gratuita, e permite criar pinturas com dimensões até 2048 por 2048, para além de simular a força com que se pinta. O “Procreate” custa 4,99 dólares  e permite criar pinturas em Ultra-High Definition 4K, de vários tamanhos e pode ser integrado com Dropbox.

“Pinto com os dedos porque é muitíssimo mais rápido que tudo, como os homens das cavernas, que pintavam com os dedos”, explica Ana Mesquita. “A aplicação permite uma precisão enorme, tens riscos finíssimos, vais ampliando, da mesma maneira que se ganha distância de uma tela para voltar ao ponto, ali não, basta abrir os dedos e ele faz a distância, e não é preciso esperar por secar. Podes pintar às escuras, desde que tenhas bateria e uma ideia”.

Esta não é a primeira vez que Ana Mesquita expõe desenhos feitos em iPad, já o tendo feito em 2012 na Galeria Work.Ink, na Cidadela de Cascais, e em 2013, no Porto.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor