IAPMEI revela boas práticas para candidatura a incentivos

InovaçãoInvestigaçãoNegóciosStartup

O IAPMEI, Agência para a Competitividade e Inovação, lançou um mini-manual de boas práticas para as candidaturas a incentivos.

O manual é lançado no âmbito dos Sistemas de Incentivos e foca-se nas boas práticas para a apresentação de candidaturas nas áreas da Inovação e Empreendedorismo Qualificado e Criativo. Nesta pequena publicação do IAPMEI, os interessados poderão perceber o que não pode faltar numa proposta e como desenvolver o plano estratégico.

As boas práticas pretendem funcionar como um apoio no momento de apresentação das candidaturas e procuram alertar os empresários para um conjunto de informações que não podem faltar de modo a potenciar a qualidade do projeto.

Em maio, o IAPMEI aprovou 45,7 milhões de euros para 122 candidaturas ao primeiro concurso de I&DT (Investigação e Desenvolvimento Tecnológico) do Programa 2020.

Ter um plano estratégico bem definido e suportado numa análise da envolvente externa e na identificação das vantagens competitivas, com ações e objetivos claros é um dos alertas que faz parte deste manual, que chama ainda a atenção para a necessidade de uma estratégia de internacionalização clara e objetiva que vá ao encontro do modelo de negócio da empresa.

“Quando as empresas estão a preparar as suas candidaturas aos sistemas de incentivo é fundamental que tenham à sua disposição um conjunto de boas práticas, indispensáveis em todo o processo”, avisa Miguel Cruz, presidente do IAPMEI. “Analisar a viabilidade económico-financeira e identificar as fontes de financiamento do projeto são algumas das questões consideradas neste manual e para as quais têm de existir respostas claras e objetivas para a valorização da candidatura”, conclui o responsável.

O manual pode ser descarregado em versão PDF neste link.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor