IAC falha as estimativas para o número de vendas

Negócios

A IAC/InterActiveCorp, empresa líder de Internet e media e dona de plataformas como a Match.com e a About.com, viu-se em queda livre quando a mudança de preços nos anúncios da Google afundaram as receitas do quarto trimestre. No passado ano de 2013, a Google reconfigurou o seu algoritmo para a aplicação dos preços dos seus serviços

A IAC/InterActiveCorp, empresa líder de Internet e media e dona de plataformas como a Match.com e a About.com, viu-se em queda livre quando a mudança de preços nos anúncios da Google afundaram as receitas do quarto trimestre.

stock-market-quotes

No passado ano de 2013, a Google reconfigurou o seu algoritmo para a aplicação dos preços dos seus serviços publicitários. Como tal, a IAC registou uma queda de 5,5 por cento nas suas ações, constituindo o maior declínio num só dia, desde o passado dia 30 de outubro.

No seguimento de alterações significativas à sua estrutura, a maior divisão da IAC, pesquisa e aplicações, tem estado com falta de analistas, o que resultou numa falha completa das estimativas em três dos quatros trimestres.

O CEO de Pesquisa e Aplicações da IAC, Joey Levin, disse que a Google observou o modo como a IAC estava a atuar e decidiu implementar os ajustes que considerava necessários.

A IAC expandiu o seu campo de pesquisa de negócios através do uso de plataformas de pergunta-resposta. A empresa nova-iorquina acordou em comprar um grupo de sites da ValueClick, incluindo a Investopedia, um site de educação para as finanças, e a PriceRunner, uma plataforma de comparação de preços. A compra, efetuada em dezembro, rondou os 80 milhões de dólares.

Em 2012, a IAC despendeu 300 milhões de dólares na aquisição da About.com, que antes pertencia ao New York Times Corp.

No quarto e último trimestre do ano passado, a IAC registou uma queda nas vendas para 724,5 milhões de dólares, o que equivale a um decréscimo de 5,3 por cento. Estes valores afastam-se notoriamente da estimativa média de 743,3 milhões de dólares realizada por analistas e compilada pela Bloomberg.

Serviços de online dating, com a Match.com ou a aplicação Tinder para smartphones, aumentaram em 12 por cento a percentagem de vendas, chegando aos 203,9 milhões de dólares. A IAC está a planear colocar estes negócios na sua divisão Match Group.

No entanto, os valores das ações não foram tão baixos como esperados, sendo de 1,04 dólares por ação, em vez dos 91 cêntimos estimados pelos analistas.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor