Hundsun Technologies prestes a ser comprada pela Alibaba

Negócios

Jack Ma, fundador da gigante Alibaba, a maior empresa de comércio eletrónico chinesa, vai adquirir uma participação maioritária na empresa de software financeiro Hunsdun, por uma quantia de 531,78 milhões de dólares. A Hundsun comunicou hoje que o grupo homónimo, que detém controlo sobre 20,6 por cento da empresa, vai vender a totalidade das suas

Jack Ma, fundador da gigante Alibaba, a maior empresa de comércio eletrónico chinesa, vai adquirir uma participação maioritária na empresa de software financeiro Hunsdun, por uma quantia de 531,78 milhões de dólares.

jack ma alibaba

A Hundsun comunicou hoje que o grupo homónimo, que detém controlo sobre 20,6 por cento da empresa, vai vender a totalidade das suas ações à Zhejiang Finance Credit Network Technology, empresa na qual Ma monopoliza 99 por cento das ações.

A ser concretizado, este negócio dará a Ma uma participação maioritária na Hundsun.

Esta manobra de Ma ilumina a suas intenções para se estrear e reformar o setor chinês de serviços financeiros, uma indústria que, segundo Joe Tsai da Alibaba, que lidera o acordo, se tornou “obsoleta”.

São várias as empresas chinesas que, como a Alibaba, a Baidu e a Tencent, estão a munir-se de serviços financeiros, o que, claramente, enfurece as entidades bancárias e cada vez mais atraem o olhar escrutinador das autoridades reguladoras, que estão a conceber legislações mais restritivas para regrarem a emergente indústria das finanças online.

A Hundsun, para o próximo ano, não faz tenções de modificar o seu principal setor comercial e não objetiva efetuar quaisquer alterações significativas, e, assegura, continuará a disponibilizar produtos e serviços de TI financeiras.

Atualmente, a Hundsun é a maior fornecedora chinesa de software para empresas de comércio de valores mobiliários (securities) e de fundos.

O acordo, contudo, dá fruto a receios relativamente ao poder que a Alibaba adquirirá, visto que vai passar a ter acesso aos dados financeiros da Hundsun.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor