HSBC e IBM desenvolvem solução de inteligência cognitiva para comércio global

EmpresasFinançasNegócios

O principal banco de financiamento comercial do mundo está a trabalhar com a IBM para desenvolver uma solução de inteligência cognitiva que combina o reconhecimento ótico de caracteres com robótica avançada para tornar o mercado global mais seguro e eficiente para milhares de empresas.

A solução, que já está em uso em Hong Kong e nos Emirados Árabes Unidos e em alguns locais da Europa, usa tecnologia de robótica cognitiva da IBM para identificar e analisar documentos, digitalizar e extrair os dados relevantes e depois fornece-os aos sistemas de processamento de transações do HSBC.

O objetivo é eliminar a intensidade do trabalho e facilitar o financiamento comercial a nível global. A equipa do Global Trade and Receivables Finance (GTRF) do HSBC processa mais 500 mil milhões de dólares em comércio documental e tem de rever e processar manualmente até 100 milhões de páginas de documentos, desde faturas até listas de embalagens e certificados de seguro.

De acordo com as empresas, a nova solução cognitiva aumenta a precisão e a segurança ao mesmo tempo que liberta os empregados para outras atividades de maior valor acrescentado.

“A transação comercial média exige que 65 campos de dados sejam extraídos de 15 documentos diferentes, com 40 páginas que têm de ser revistas”, refere Natalie Blyth, Global Head of GTRF na HSBC.

“Ao digitalizar esse processo, vamos tornar as transações mais rápidas e seguras tanto para os compradores como para os fornecedores, […] reduzindo os riscos de conformidade através de uma capacidade de gestão melhorada de enormes volumes de dados”, acrescenta a executiva.

Além disso, ambas as companhias estão a trabalhar em melhorias, entre as quais a possibilidade de leitura de uma ampla gama de documentos e idiomas, incluindo francês, espanhol e chinês.

Conheça a solução da IBM e do HSBC:


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor