HoloLens a caminho do Espaço

InovaçãoWearable

A NASA vai utilizar os óculos de realidade aumentada da Microsoft para treinar astronautas e facilitar a realização de tarefas complexas abordo da Estação Espacial Internacional (EEI).

No seguimento do projeto Sidekick, anunciado ontem pela agência espacial e pela tecnológica de Redmond, deverão ser enviados dois pares de HoloLens para a EEI este domingo, aproveitando a boleia de uma nave que transportará um carregamento de mantimentos para a estação que orbita a Terra. A NASA disse que os óculos fornecerão apoio virtual aos astronautas.

Parte do projeto envolve a utilização de uma aplicação do Skype que permitirá que os astronautas sejam guiados, enquanto executam tarefas complexas, por membros das estações de controlo terrestres, através de anotações visíveis por meio dos HoloLens.

Paralelamente, a NASA espera que os óculos reduzam significativamente o tempo de aprendizagem dos cosmonautas, com a projeção de hologramas interativos que permitam ao profissional realizar as suas tarefas sem que seja preciso auxílio por parte das equipas terrestres.

Uma porta-voz da NASA afirmou, segundo a Bloomberg, que a agência espacial norte-americana está a trabalhar com vários parceiros para equipar os seus astronautas com dispositivos de realidade aumentada, bem como de realidade virtual.

Depois de aterrarem na EEI, os HoloLens serão testados pelos astronautas no devido contexto sideral, sendo que a NASA espera que até ao fim do ano os óculos estejam já a ser utilizados como ferramentas de trabalho.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor