Hawking marca presença na Jornada da EMC e da Atos

EmpresasNegócios

A Atos, empresa internacional de serviços de tecnologias de informação, e a EMC, empresa especializada no desenvolvimento e distribuição de tecnologia e soluções de infraestrutura da informação, encerrou com êxito a sua participação como patrocinador e entidade colaboradora no Starmus, o evento internacional que durante a última semana reuniu em Tenerife cientistas, cosmonautas de renome

A Atos, empresa internacional de serviços de tecnologias de informação, e a EMC, empresa especializada no desenvolvimento e distribuição de tecnologia e soluções de infraestrutura da informação, encerrou com êxito a sua participação como patrocinador e entidade colaboradora no Starmus, o evento internacional que durante a última semana reuniu em Tenerife cientistas, cosmonautas de renome e vencedores do Prémio Nobel, investigadores e especialistas.

Atos

A Jornada exclusiva, celebrada no passado dia nove de outubro nas instalações do Instituto Tecnológico de Energias Renováveis (ITER) em Tenerife e que contou com representantes das principais empresas e multinacionais presentes nas Canárias, teve a participação do cosmólogo e físico teórico Stephen Hawking, que procedeu ao encerramento do evento, partilhando com a assistência a sua satisfação pela visita a Tenerife e por ter participado no festival Starmus.

Para além de Stephen Hawking, a Jornada contou com a presença e as intervenções de Carlos Alonso, Presidente do Cabildo de Tenerife, Ricardo Melchior, Presidente do ITER, Robert Wilson, Prémio Nobel da Física, Garik Israelian, astrofísico e Director de Starmus, Iván Lozano, CEO da Atos Iberia e Ángel Ruiz, Global Alliance Manager da EMC. No final da Jornada, a audiência, liderada por Stephen Hawking, teve a oportunidade de visitar as instalações do Supercomputador Teide-HPC (High Performance Computer), propriedade do ITER e gerido pela Atos. O Teide-HPC é o segundo supercomputador mais potente instalado em Espanha e integra parte da prestigiada lista Top 500 dos principais supercomputadores de todo o mundo.

Segundo Iván Lozano, “das muitas instalações informáticas geridas pela Atos em todo o mundo, e são realmente muitas, o Teide-HPC faz-nos sentir particularmente orgulhosos, porque sabemos o profundo impacto que este supercomputador pode ter em empresas e instituições de investigação da Europa e de outras partes do mundo“. Lozano acrescentou que “para colocar a supercomputação ao alcance destes intervenientes, a chave é o modelo de negócio Cloud e, juntamente, com o nosso parceiro EMC, somos líderes nessa actividade, graças à nossa plataformas Canopy e ao reforço dado pela recente incorporação do gigante da Supercomputação e de Cloud como a Bull no Grupo Atos”.

De acordo com Angel Ruiz, Global Alliance Manager da EMC: “Hoje em dia assistimos a descobertas científicas sem precedentes que têm no progresso tecnológico um dos seus motores fundamentais. Encontramo-nos rodeados por uma verdadeira evolução tecnológica capaz de gerar um impacto semelhante àquele gerado pela Revolução Industrial, mas com um novo activo, a informação. Neste contexto, a EMC e as suas empresas, têm como principal missão a de facilitar soluções para armazenar, gerir, partilhar e garantir a integridade e segurança da informação.”

A Atos e a EMC mantêm uma aliança no desenvolvimento de tecnologias e soluções para Cloud, uma colaboração que está na base do sucesso da Canopy, a empresa de Cloud da Atos. A Canopy agrupa um amplo portefólio de soluções e serviços Cloud que proporcionam o mais alto nível de integridade, fiabilidade e segurança na transição para a nuvem.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor