Guimarães recebe 300 profissionais internacionais de software

Software

De 26 a 30 de junho realiza-se no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, a 11ª edição do Workshop Internacional OpenFOAM. O evento organizado pelo Instituto de Polímeros e Compósitos da Universidade do Minho vai ter a participação de 300 investigadores, empresários e programadores de 30 países.

O Workshop Internacional OpenFOAM acontece pela primeira vez no nosso país e tem como objetivo a divulgação da ferramenta e discutir futuros desenvolvimentos.  Durante o evento vai ser lançada a nova versão do software, batizada de FOAM extended 4.0 Guimarães.

O OpenFOAM é uma ferramenta gratuita, usada por milhões de pessoas, com uma biblioteca de códigos que permite simular fenómenos de acústica, transferência de calor, turbulência, escoamento, aerodinâmica, eletromagnetismo e reações químicas, entre outros. É aplicado em diversas áreas, como naval, automóvel, química, energias, economia e medicina.

Entre os oradores destacam-se Hrvoje Jasak, coautor do OpenFOAM e diretor da Wikki, Aron Johannesson da Mercedes, Marco Nicotra e Matteo Lombardi da Toro Rosso, Fred Mendonça, diretor da ESI-OpenCFD, Torbjörn Larsson, coordenador tecnológico da Creo Dynamics AB e Bruno Santos, do departamento I&D da blueCAPE.

O programa contará com 130 palestras e pode ser consultado aqui.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor