Guarda Costeira Irlandesa atualiza o seu sistema de operações de comando e controlo

InovaçãoProjetosSegurançaSoftware

A Guarda Costeira Irlandesa iniciou a exploração de um sistema de informação inovador, o Oversee, concebido para melhorar a gestão de incidentes e as funções de busca e salvamento.

Este sistema, que integra o projeto SILAS (Shared Information Logging and Analysis System) da Guarda Costeira Irlandesa, visa dar resposta aos desafios futuros da mesma no que diz respeito às operações marítimas e aos incidentes, fazendo uma utilização mais eficaz dos recursos e uma melhor gestão da informação.

A partir de agora, o Oversee, que  foi desenvolvido em colaboração com a Marinha Portuguesa pela Critical Software (empresa internacional especializada no desenvolvimento e comercialização de sistemas de informação críticos), passará a fazer parte integrante do Centro Nacional de Operações Marítimas da República da Irlanda em Dublin, que desempenha igualmente funções de Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo, e dos seus dois sub-centros de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo em Malin e em Valentia. O Oversee irá partilhar informações em tempo real entre todas estas localizações, suportando a resposta a incidentes através da disponibilização de um panorama único integrado, registo de informação dos incidentes e gestão de meios.

A estas funções será complementada a capacidade de avaliação do desempenho da organização, pela análise do histórico de incidentes e respetivas respostas, assim como do acompanhamento dos tempos de resposta das missões e empenhamento de meios, entre outros aspetos.

O Oversee resulta do projeto BlueEye, cofinanciado pelo Programa Operacional Fatores de Competitividade.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor