Google quer combater spam com Inteligência Artificial

EscritórioGestãoSegurança

A Google está a utilizar Inteligência Artificial para proteger as caixas de email dos seus utilizadores contra spam. O novo filtro é o mais recente esforço da empresa para otimizar a experiência de utilização do seu serviço de correio eletrónico.

A Inteligência Artificial já saiu do armário da ficção científica e está agora a ser aplicada nos mais variados contextos. A tecnológica de Mountain View está a usar IA para impedir que os utilizadores do seu serviço de correio eletrónico sejam atingidos por emails indesejados.

Numa entrada de blogue, Sri Harsha Somanchi, responsável pelo segmento de produto da Google, escreve que o novo filtro recorre a uma “rede neural artificial que deteta e bloqueia o spam especialmente dissimulado – daquele que se faz passar por correio desejado”.

Mediante tecnologia artificialmente inteligente, o utilizador pode personalizar o filtro otimizado, de forma a evitar receber emails que características particulares, como newsletters semanais.

O novo mecanismo deverá, também, atuar como um escudo face a ameaças de phishing. O Gmail poderá agora saber se o endereço que aparece no email coincide com a proveniência efetiva do mesmo.

“Ao fim e ao cabo, ambicionamos uma experiência de Gmail livre de spam”, escreveu Somanchi. O responsável acrescenta que menos de 0,1 por cento das mensagens recebidas no serviço de correio eletrónico da Google são spam, e que a percentagem de emails desejados que são erradamente encaminhados para pastas spam fica abaixo dos 0,05 por cento.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor