Google.org, SIC Esperança e Ayuda en Acción apoiam GEN10S Portugal

ProjetosSoftware

O projeto GEN10S Portugal, que visa reduzir o fosso nas competências digitais e promover a igualdade de oportunidades entre os mais novos, foi apresentado hoje, em Lisboa. A iniciativa conta com o apoio da SIC Esperança, da Ayuda en Acción e da Google.org e vai beneficiar cerca de 5000 crianças.

Com cobertura nacional, o projeto GEN10S vai abranger 40 escolas do 2º ciclo e quer ensinar programação Scratch a 5000 crianças e 500 professores. O projeto nasceu em Espanha, também com o apoio da Google, e o seu sucesso conduziu à sua implementação no nosso país.

A sessão de apresentação contou com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, da presidente da SIC Esperança, Dra. Mercedes Balsemão, de Rafael Dezcallar de Mazarredo, Patrono da Ayuda en Acción e Marcel Leonardi, Senior Counsel, Google Portugal.

“Estamos muito entusiasmados com este novo projeto, fomentar a inclusão tecnológica e social, a igualdade de oportunidades entre os mais jovens e despertar os mais novos para as oportunidades do mundo digital são desafios cada vez mais prementes. Quer o projeto Atelier Digital, quer o Gen10S enquadram-se no programa Google, um motor de crescimento que está a ser implementado na Europa” explicou Marcel Leonardi, Senior Counsel, Google Portugal.

“Estando hoje a Internet no centro do crescimento económico, temos vindo a investir com tecnologia e apoio para ajudar cidadãos, empresas, empreendedores, organizações sem fins lucrativos, programadores, criadores, etc a terem sucesso no mundo digital. Esperamos que este novo projeto tenha o mesmo sucesso que está a ter o Atelier Digital, com o qual a Google está a formar milhares de portugueses nas competências digitais críticas para um mundo cada vez mais digital”, acrescentou  executivo.

Cada curso será constituído por 12 sessões, cada uma com 60 minutos, baseadas em três etapas – fundamentos em programação, realização de trabalhos e trabalho cooperativo entre equipas. A formação será ministrada por professores contratados com esta finalidade e em função de metodologia preparada pela Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal.

O programa GEN10S tem 4 grandes focos:

  1. Fomentar uma maior inclusão tecnológica e social através da inovação educacional.

  2. Democratizar o acesso ao conhecimento através da tecnologia. O mundo digital é um ambiente repleto de oportunidades, perfeito para que as crianças possam converter-se em criadores tecnológicos e nos futuros GÉNIOS de Portugal.

  3. Gerar oportunidades por via da formação em programação e das competências digitais.

  4. Promover a participação das mulheres e reduzir a barreira de género nas vocações tecnológicas. Despertar consciências. As mulheres são parte imprescindível para o avanço digital do país.

As escolas do 2º ciclo do ensino básico interessadas em participar neste projeto devem fazer a sua candidatura, aqui.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor