Google nomeia novo líder para projetos de condução autónoma

EmpregoGestãoMobilidadeProjetos

A unidade de carros autónomos da Google terá um novo diretor no final de setembro, reforçando um segmento que poderá ocupar um lugar de destaque no seu negócio, dentro de poucos anos.

O novo líder do projeto de carros autónomos da Google será John Krafcik, antigo diretor executivo da Hyundai Motors America e presidente do website Truecar, que apresenta informações e preços sobre automóveis.

Krafcik vem substituir Chris Urmson, que está no leme do programa desde 2009. De acordo com a Reuters, a Google disse que Urmson continuará ligado ao projeto como responsável técnico.

No entanto, é evidente que a Google está a procurar fortalecer o seu braço automóvel, considerando que a corrida dos carros autónomos começa a entrar em ebulição, com empresas tecnológicas e fabricantes automóveis, como Audi, BMW, Mercedes-Benz e Tesla, a aplicar significativos investimentos neste mercado emergente.

Contrariamente a alguns especialistas do setor, Chris Urmson acredita que é possível dar início à produção de carros totalmente autónomos já em 2020. Contudo, como noticiámos no início deste mês, Raj Rajkumar, professor na Carnegie Mellon University e um dos pioneiros da condução autónoma, discorda de Urmson, afirmando, a par de várias fabricantes automóveis, que um veículo deste género não nascerá nos próximos anos e que terá de ser fruto de um trabalho moroso e progressivo.

Questionámos a Google acerca da razão que levou à substituição de Urmson por Krafcik. Numa declaração enviada por email, a empresa de Mountain View afirma que Urmson tem sido uma peça crucial na aproximação das indústrias tecnológica e automóvel.

Nesta reposta, algo evasiva, a Google acrescenta que a mudança de líderes do seu projeto de condução autónoma é parte da sua estratégia para construir uma equipa capaz de alavancar o potencial desta tecnologia nos próximos anos, o que sugere que Urmson não seria a pessoa ideal para fazer a Google avançar em direção à meta.

“A combinação da expertise técnica do John com a sua experiência na indústria automóvel será particularmente valiosa quando colaborarmos com vários parceiros para alcançar o nosso objetivo de transformar a mobilidade de milhões de pessoas”, comenta a Google no email.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor