Google inaugura dois data centers na Ásia

EmpresasNegócios

A Google anunciou a abertura dos seus dois novos data centers no continente asiático, um em Taiwan e outro em Singapura, de modo a acelerar o desempenho dos seus sites e serviços naquela região. A empresa revelou que vai duplicar o seu investimento no centro de dados em Taiwan para 600 milhões de dólares, o

A Google anunciou a abertura dos seus dois novos data centers no continente asiático, um em Taiwan e outro em Singapura, de modo a acelerar o desempenho dos seus sites e serviços naquela região.

Google's vice president of data centres Kava walks past cooling system facility at the Google data centre in Changhua Coastal Industrial ParkA empresa revelou que vai duplicar o seu investimento no centro de dados em Taiwan para 600 milhões de dólares, o que corresponde a 435,6 milhões de euros, para atender os mercados de consumidores de tecnologia que mais crescem no mundo.

A companhia de Mountain View refere no seu blog oficial que o número de pessoas daquela região que acede à Internet aumentou bastante desde 2011. O número de utilizadores de Internet na Índia passou de cem milhões para 200 milhões. “Foram seis anos para que se alcançasse esse marco nos Estados Unidos”, disse Joe Kava, Vice-Presidente de data centers da Google.

“Este crescimento provavelmente não irá desacelerar por algum tempo, pois a maior parte das pessoas que ainda não estão online coincidentemente também vivem na Ásia”, acrescenta o responsável.

Havia ainda planos para a construção de um terceiro data center, que ficaria em Hong Kong, mas a empresa decidiu não avançar com o projeto depois de avaliar os seus custos.

Recorde-se que a Google adquiriu um terreno de 2,7 hectares na Área Industrial de Tseung Kwan O, em Hong Kong, pelo preço de 8,26 milhões de dólares, ou seja, seis milhões de euros. No entanto, o porta-voz do executivo de Hong Kong afirmou que a Google já confirmou a devolução do terreno.

Atualmente, a gigante norte-americana  já conta com doze data centers em todo o mundo, sete deles localizados no continente americano. Hong Kong já tem treze centros de dados, mas de outras empresas.

O data center de Taiwan já foi ontem inaugurado.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor