Google fica acessível na China durante algumas horas

Segurança

Durante seis anos, as autoridades da China mantiveram o acesso ao Google censurado. Ontem, contudo, verificou-se uma exceção. O motor de buscar ficou acessível no país, por meio de vários domínios, durante cerca de duas horas, das 23h30 à 01h30 da manhã (hora local).

A situação foi reportada pelo jornal independente “Hong Kong South China Morning Post”, que citou testemunhos de utilizadores da China em redes sociais e sites. No entanto, pouco tempo depois, o acesso aos conteúdos de Mountain View voltou a ser impedido pelo mecanismo de censura chinês.

Ainda que o verdadeiro motivo que desencadeou este acontecimento não tenha sido revelado, especula-se que se tenha devido à introdução de novos servidores web da empresa na região e que o aparelho censor demorou a reconhecer até bloquear novamente o motor de buscas.

De lembrar que, em 2010, a Google encerrou de forma abrupta a maioria das suas operações na China continental por causa dos ataques cibernéticos contra utilizadores do Gmail e dos desacordos com o governo sobre a censura dos resultados de busca.

Não é a primeira vez que o serviço de filtragem de conteúdo web não funciona como deveria. Também em 2013, o Facebook e o Twitter conseguiram furar o bloqueio.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor