Google expande visitas virtuais a mais exposições e museus portugueses

Mobilidade
0 0 Sem Comentários

A partir de hoje, será possível aceder a mais coleções e exposições de museus portugueses no Google Cultural Institute, que assinala os cinco anos de existência com uma expansão de conteúdos.

O Google Cultural Institute passa assim a incluir obras do Museu Calouste Gulbenkian, Museu de São Roque e três exposições da Universidade do Porto sobre tradições portuguesas – renda de bilros, tradição sineira e festividades de São Pedro da Afurada.

Esta iniciativa da Google permite aos cibernautas “visitarem” os museus de forma virtual, e a expansão a partir de hoje eleva para mil os museus e parceiros associados.

“As visitas virtuais não substituem as visitas reais aos espaços, mas a tecnologia pode abrir novos horizontes e incrementar o conhecimento pela cultura a todas as pessoas, o que se transforma em algo realmente poderoso”, diz Amit Sood, diretor do Google Cultural Institute.

No caso do Museu Calouste Gulbenkian, a exposição que passa a integrar o Google Cultural Institute é composta por várias peças e esculturas, que vão desde uma mostra da Arte Egípcia a produções artísticas vindas de países como Pérsia ou Turquia. Também inclui quadros pertencentes aos séculos XV, XVI e XVII.

Museu de São Roque já estava presente no Google Cultural Institute, mas acrescenta agora três novas exposições: a Capela de São João Baptista e o seu tesouro (que inclui um conjunto de paramentos litúrgicos e missais), A Vida de São Francisco Xavier, composta pela Sacristia de São Roque, que foi uma das primeiras sacristias construídas pela Companhia de Jesus, e ainda As relíquias e o reliquários de São Roque, uma colecção doada à Companhia de Jesus nos séculos XIV e XVII.

Já a Universidade do Porto está a mostrar artes tradicionais portuguesas: a renda de bilros e a arte sineira, ambas exposições bilingues (português e inglês). Além disso, passa a estar disponível a exposição virtual das festas tradicionais de São Pedro da Afurada, uma das maiores festas do norte do país. Está ainda disponível uma nova aplicação bilingue para telemóvel com várias exposições virtuais, criadas pelos estudantes da Universidade.

A nível internacional, as adições incluem peças do Guggenheim, em Nova Iorque, o Palácio do Parlamento de Bucareste, na Roménia, e imagens em giga-resolução de quadros de Monet.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor