Google e Cisco aliam-se para reforma de patenteação

Gestão de RedesNegóciosRedes

Hoje a Google e a Cisco revelaram a colaboração num acordo a longo-prazo de cross-licensing que abarca um vasto espectro de tecnologias e de produtos. O acordo permite que cada empresa possa extrair valor significativo do seu portfólio de patente mediante uma licença para o portfólio da outra empresa, reduzindo assim os riscos de futuras

Hoje a Google e a Cisco revelaram a colaboração num acordo a longo-prazo de cross-licensing que abarca um vasto espectro de tecnologias e de produtos.

cisco_campus

O acordo permite que cada empresa possa extrair valor significativo do seu portfólio de patente mediante uma licença para o portfólio da outra empresa, reduzindo assim os riscos de futuras litigações. Isto contrasta diretamente com ações como a privatização de patentes, que são prejudiciais para os consumidores.

“O nosso acordo com a Cisco atuará no sentido da redução de eventuais litigações, permitindo-nos, assim, focar na criação de novos grandes produtos”, diz Allen Lo, Conselheiro Adjunto para Patentes da Google. “Estamos satisfeitos por embarcar nesta coligação de cross-licensing, e estamos abertos a negociações com quaisquer outras empresas que queiram elaborar um acordo semelhante”.

“No atual ambiente de litigação excessiva e impulsiva, o cross-licensing é uma forma efetiva de as empresas tecnológicas trabalharem em conjunto e de prevenirem desnecessários processos judiciais relativamente a patentes”, afirmou Dan Lang, vice-presidente de Propriedade Intelectual da Cisco. “Este acordo é um importante passo em direção à promoção da inovação e da garantia da liberdade de operação”.

Tanto a Cisco como a Google são membros da Coligação para o Patenteamento Justo, um grupo líder para a reforma de patentes. Ainda mais, o Conselheiro-geral da Cisco, Mark Chandler, recentemente apelou às empresas para que não vendessem patentes a entidades patenteadoras, no sentido de encorajar a inovação em detrimento da litigação.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor