Google Cloud Pub/Sub é um serviço de mensagens entre apps

Cloud

Até agora, os programadores que trabalhem com os diferentes serviços de cloud da Google tinham de recorrer a outros programas para trocarem mensagens, mas com o Google Cloud Pub/Sub tudo poderá acontecer dentro da mesma solução. O lançamento acontece em versão beta e gratuita. Com o propósito de melhor conectar as diferentes aplicações e serviços

Até agora, os programadores que trabalhem com os diferentes serviços de cloud da Google tinham de recorrer a outros programas para trocarem mensagens, mas com o Google Cloud Pub/Sub tudo poderá acontecer dentro da mesma solução. O lançamento acontece em versão beta e gratuita.

GOOGLE

Com o propósito de melhor conectar as diferentes aplicações e serviços Google fazendo passar todas as mensagens necessárias para que o desempenho dos programadores seja o esperado, a Google anunciou o lançamento de um serviço de mensagens baseado na cloud.

O Google Cloud Pub/Sub irá funcionar tanto a partir de aplicações alojadas na Google Cloud Platform como on-premise, ou seja, nas localizações dos próprios criadores e com a estrutura de uma API. Os programadores envolvidos deverão poder recolher informações e trocar dados entre as aplicações ou equipamentos que estão a testar de uma maneira mais rápida e segura, recorrendo a este serviço que funciona como um intermediário, deixando para trás as ferramentas de outras empresas.

O serviço já está disponível gratuitamente e em fase beta para todos os programadores e promete a criação de até dez mil tópicos e enviar até dez mil mensagens por segundo, garantindo ainda a notificação das mesmas em menos de um segundo.

Na publicação onde é anunciado o Cloud Pub/Sub, Rohit Khare, gerente de produto, explica que esta ferramenta foi desenvolvida para “entregar mensagens confiáveis e em tempo real, num serviço global e de gestão para ajudar os programadores a criar aplicações mais simples, confiáveis e mais flexíveis”.

Antes de ser lançada em versão beta, o serviço foi testado, por exemplo, na funcionalidade Discover do Snapchat, divulgada recentemente. Quanto ao lançamento oficial, ainda não existe uma data prevista nem a indicação sobre a continuidade ou não da uitlização livre.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor