Google apresenta novo serviço de armazenamento cloud

Cloud

A Google apresentou o seu novo serviço cloud para armazenamento de dados. O Nearline apresenta-se como uma alternativa de baixo custo a outros serviços mais dispendiosos e a plataformas de armazenamento offline. O Google Cloud Storage Nearline, de acordo com a própria empresa, demarca-se dos serviços concorrentes, antes de mais, pelo preço. Consta que os

A Google apresentou o seu novo serviço cloud para armazenamento de dados. O Nearline apresenta-se como uma alternativa de baixo custo a outros serviços mais dispendiosos e a plataformas de armazenamento offline.

cloud computing

O Google Cloud Storage Nearline, de acordo com a própria empresa, demarca-se dos serviços concorrentes, antes de mais, pelo preço. Consta que os utilizadores pagam um cêntimo de dólar por cada GB de dados armazenados. Ademais, o acesso aos dados na plataforma pode ser feito em cerca de três segundos, comparativamente, por exemplo, ao período de três a cinco horas do serviço Glacier da Amazon, como avança o Wired.

Em declarações à B!T, a Google disse que este novo serviço foi concebido para o segmento empresarial e que permite armazenar quantidades ilimitadas de dados a um preço reduzido. “Ao contrário de outras ofertas de backup e armazenamento cloud ou on-premise, as empresas não têm de esperar horas ou dias para recuperar ou aceder aos seus dados”, explicou a empresa.

Diz a Bloomberg, que a Google tem estado a congeminar novas estratégias para avolumar a carteira de clientes da sua unidade de serviços cloud. Foi assim que surgiu o Nearline, que foi lançado a 11 de março, ainda em versão beta.

A Google ainda não tem data prevista para o lançamento do Nearline no mercado de massas.

De acordo com dados da Synergy Research, no quarto trimestre de 2014, o mercado de armazenamento cloud era liderado pela Amazon, com uma quota de 30 por cento. O quinhão da Google, contudo, não passava dos cinco por cento.

Poderá pensar-se que o novo serviço é mais uma forma da Google tentar conquistar território – e clientes – à Amazon. O Nearline competirá renhidamente com o Glacier da Amazon, pois apesar de este último ser disponibilizado basicamente sob o mesmo preço, sofre de algumas desvantagens que o poderão deixar cair na sombra do serviço da Google.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor