Google apresenta nova funcionalidade de “verificação dos factos”

e-MarketingEmpresasRedes SociaisSegurança

A empresa tecnológica Google revelou, sob a forma de comunicado no blog oficial, uma nova funcionalidade referente ao popular motor de busca online. A nova opção permite combater o problema das notícias falsas e ajuda o utilizador a decifrar se uma página específica contém informações de fontes fidedignas.

Apesar da inclusão da funcionalidade, o “fact-check” da Google pode apenas sugerir ao utilizador, se é a informação é verdadeira, falsa ou se é “meio-termo”, ou seja pode conter partes que são verdadeiras e outras falsas ou vice-versa.

O compromisso por parte da empresa tecnologica é de evitar a propagação das denominadas “fake news”,  mas a função do motor de busca não evita o alastramento destas notícias pela Internet.

A medida, surge como resposta ao problema causado, principalmente, pela rede social Facebook, mas pelo qual o motor de busca tem sido acusado de ser o elemento de propagação do fenómeno. Como forma complementar desta funcionalidade, a Google criou uma “equipa de moderação”, que ficará responsável por aperfeiçoar os resultados das pesquisas feitas pelos utilizadores.

A empresa tecnológica vai permitir também que organizações de maiores dimensões ajudem a equipa dedicada a obter resultados mais eficientes. A Google vai providenciar linguagem de código específica para adicionar aos sites de determinadas organizações. No entanto, a empresa não foi clara a informar como será feita essa triagem.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor