GMV desenvolve nova geração de simuladores clínicos

Big DataData-StorageInovaçãoInvestigação

A GMV participa no projeto “Simulação Rápida de Biomecânica para o Desenho Clínico Personalizado” (RAINBOW) para o desenvolvimento da próxima geração de ferramentas de simulação biomecânica com recurso a Big Data. Os simuladores vão ajudar os profissionais de saúde a otimizar a conceção de tratamentos clínicos personalizados.

O RAINBOW, um projeto incluído na Innovative Training Networks (ITN) do programa Horizonte 2020, quer desenvolver a simulação clínica através da inovação e investigação, colaboração com a indústria para medir o impacto clínico dos desenvolvimentos e formação.

A enorme quantidade de dados de pacientes disponíveis podem ser usados para obter insigths através de tecnologias de Big Data e assim impulsionar projetos de simulação clínica, oferecendo uma medicina mais personalizada a cada paciente.

Segundo a GMV, a sua participação contribuirá para transformar os conhecimentos e as ideias em produtos e serviços para o benefício económico e social da União Europeia, nomeadamente no desenvolvimento de ferramentas de simulação clínica que serão aplicadas no diagnóstico, prognóstico, monitorização, formação cirúrgica, planificação, orientação, desenho de próteses, operações de implantes e dispositivos médicos.

O projeto terá uma duração de quatro anos, durante os quais a empresa vai colaborar com  entidades como a Universidad Rey Juan Carlos, a Universidade de Cardiff em Gales, o Centro Nacional de Investigação Científica de França, a Universidade do Luxemburgo, o Hospital Hvidovre e as Universidades Aalborg e Kobenhavns na Alemanha, entre outros.

 

A GMV, fundada em 1984, opera nos setores Aeroespacial, Defesa e Segurança, Transportes, Telecomunicações e TI para a Administração Pública e grandes empresas. A companhia, que possui filiais em Espanha, Alemanha, Colômbia, França, EUA, Índia, Malásia, Polónia, Portugal, Reino Unido e Roménia, apresentou no ano passado receitas superiores a 137 milhões de euros.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor