Glintt lidera projeto europeu SAFEPEC

Big DataData-Storage

O SAFEPEC – Innovative Risk-based tools for ship safety inspection – que foi lançado a 3 de outubro, é um projeto europeu liderado pela Glintt, com o objetivo de tirar partido de “Big Data” e do desenvolvimento de sensores inteligentes que visem o aumento da eficácia dos processos de auditoria, inspeção e manutenção de estruturas

O SAFEPEC – Innovative Risk-based tools for ship safety inspection – que foi lançado a 3 de outubro, é um projeto europeu liderado pela Glintt, com o objetivo de tirar partido de “Big Data” e do desenvolvimento de sensores inteligentes que visem o aumento da eficácia dos processos de auditoria, inspeção e manutenção de estruturas e sistemas críticos de navios mercantes.

glintt

O objetivo primário do SAFEPEC é a redução do número de acidentes e perdas de vida ou danos no património e ecossistemas dos mares e oceanos. Com este objetivo em vista, o projeto dividir-se-á em duas fases distintas.

Numa primeira fase, promoverá a interoperabilidade entre os diferentes atores responsáveis pela segurança dos navios e, de seguida, melhorará o conhecimento sobre as condições de segurança dos navios enquanto se apresenta uma nova perspetiva dos processos de manutenção e reparação naval.

Os intervenientes fizeram-se representar devidamente no lançamento do projeto, a partir das instalações da Glintt, rumo a uma viagem que terá a duração de três anos, que contará ainda com um conjunto alargado de entidades internacionais como parceiros associados, como a Organização Marítima Internacional ou as autoridades marítimas de Malta e Dinamarca.

Este projeto, os resultados que nele se encerram e o papel de liderança da Glintt no consórcio, são indicadores claros do sucesso da estratégia de investimento em I&D da Glintt no setor da Economia do Mar e ainda o reafirmar do potencial de Portugal enquanto grande player do transporte marítimo e da indústria offshore a partir de setores vanguardistas como é o setor das tecnologias de informação portuguesa.

 


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor