General Electric contrata Sondar.i para trabalhos na Turquia

Inovação

A GE Power contratou o laboratório português Sondar.i para a realização dos trabalhos de afinação e optimização de duas novas turbinas a gás, na central elétrica de Egemer Elektrik Uretim, em Kirikkale, na Turquia.

A Sondar.i é uma empresa participada do grupo português ISQ e vai trabalhar na afinação, optimização e ensaios de performance e desempenho. A intervenção terá a duração de 24 dias, divididos em dois blocos de 12. 

O trabalho a desempenhar pela empresa portuguesa em solo turco passará pela afinação de duas novas Turbinas a Gás (GT GE 9FB) com OpFlex, Auto Tune Mapping (AT Mapping) e Turndown Optimization, para controlo de emissões gasosas e ensaios de performance e desempenho.

“A Sondar.i é o único laboratório português capaz de executar este tipo de ensaios e pertence ao reduzidíssimo clube de confiança da GE para estas tarefas, deste lado do globo”, sublinha Carlos Pedro, CEO da empresa.

A participada do ISQ já tem uma relação de trabalho de vários anos com a General Electric Internacional em vários países europeus, asiáticos e africanos.

Esta ligação teve início em 2009, com a realização de ensaios de performance na Central de Ciclo Combinado de Lares, na Figueira da Foz. Um ano mais tarde, a Sondar.i começou também a assegurar o mesmo tipo de serviços em Barcelona, nas Centrais de Ciclo Combinado de Port of Barcelona e Besòs 5. Mais recentemente, em 2015, foi responsável por dois ensaios de performance na empresa Tupras, em Izmit, na Turquia.

Em março de 2016 foram executadas duas operações idênticas em Espanha, uma em Biszkaia e outra em Toledo, cujo objetivo era a realização de ensaios de optimização de processo (fine tuning) e validação das condições de emissão contratualizadas entre o cliente e o fornecedor (ensaios de garantia das concentrações emitidas).


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor